Blog Leda >> 5 Dicas para Lidar com as Birras das Crianças em Casa
5 Dicas para Lidar com as Birras das Crianças em Casa
Como Lidar com as Birras das Crianças em Casa
As birras das crianças são um desafio para muitos pais. Afinal, lidar com os comportamentos impulsivos e as expressões de frustração dos pequenos nem sempre é fácil. No entanto, existem estratégias eficientes que podem ajudar a minimizar e lidar melhor com as birras em casa. Confira algumas dicas:
1. Mantenha a Calma
Quando uma criança está fazendo birra , é natural que os pais se sintam frustrados e irritados. No entanto, é fundamental manter a calma e evitar entrar em discussões ou ceder às demandas da criança para acabar rapidamente com a situação. Respire fundo, lembre-se de que isso faz parte do desenvolvimento infantil e mantenha-se tranquilo.
2. Estabeleça Limites Claros
As crianças precisam de limites para aprender a lidar com a frustração. Estabeleça regras claras e consistentes em relação ao comportamento adequado em casa. Explique para a criança o que é esperado dela e o que não é aceitável. Mostre que você está ali para ajudar e orientá-la.
3. Ofereça Opções
Uma boa estratégia para lidar com as birras é oferecer opções para a criança . Dessa forma, ela se sente mais no controle da situação e tem a oportunidade de fazer escolhas dentro dos limites estabelecidos. Por exemplo, você pode dizer: "Você pode tomar banho agora ou daqui a 10 minutos, você decide". Assim, a criança sente que está participando das decisões e isso pode reduzir as birras.
4. Faça Uso do Repetitivo
Uma técnica eficiente para acalmar as crianças durante as birras é o uso de palavras e ações repetitivas. Por exemplo, você pode dizer: "Eu entendo que você está bravo, mas não podemos gritar. Vamos respirar fundo e tentar conversar com calma ". Repetir essas palavras várias vezes ajuda a acalmar a criança e a fazer com que ela preste atenção ao que você está dizendo.
5. Priorize a Comunicação Não-Violenta
Evite usar a violência física ou verbal para lidar com as birras das crianças. Em vez disso, priorize a comunicação não-violenta. Tente compreender o que a criança está sentindo e comunicar-se de forma clara e respeitosa. Dê espaço para que ela expresse suas emoções e, se necessário, estabeleça um tempo de pausa para que todos possam se acalmar antes de retomar a conversa.
Seguindo essas dicas, você estará melhor preparado para lidar com as birras das crianças em casa . Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente a essas estratégias. Conte com a plataforma Leda para acessar mais conteúdos e podcasts sobre maternidade . Clique aqui e conheça!
🤰 Mirella Fernandes Oliveira
Mirella Fernandes Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!