Blog Leda >> 7 brincadeiras para desenvolver a escuta ativa em crianças
7 brincadeiras para desenvolver a escuta ativa em crianças
Introdução
A escuta ativa é uma habilidade importante para o desenvolvimento infantil. Esse processo envolve a capacidade de prestar atenção ao que está sendo dito, compreender as mensagens transmitidas e responder de forma adequada e respeitosa.
brincadeiras são uma maneira divertida e eficaz de desenvolver a escuta ativa em crianças. Através dessas atividades, é possível estimular o interesse pela comunicação, promover a consciência dos próprios sentimentos e ajudar a desenvolver habilidades de expressão verbal e não verbal.
Brincadeira 1: Contar uma história em equipe
Essa brincadeira consiste em contar uma história em equipe. Cada pessoa contribui com uma parte da história, criando uma narrativa coletiva. Para desenvolver a escuta ativa, é preciso prestar atenção nas falas das outras pessoas e encontrar maneiras de continuar a história de forma coerente.
Essa atividade estimula a concentração, a imaginação, a criatividade e a capacidade de ouvir e respeitar as ideias dos outros.
Brincadeira 2: Jogo da memória sonora
O jogo da memória sonora é uma atividade divertida para desenvolver a escuta ativa. Nesse jogo, os participantes devem memorizar e reproduzir uma sequência de sons. Pode ser uma sequência de batidas de palmas, notas musicais ou qualquer outro som.
Essa brincadeira estimula a atenção, a memória auditiva, a concentração e a capacidade de perceber detalhes sonoros.
Brincadeira 3: Adivinhe o som
Nessa brincadeira, um participante produz um som e os outros devem adivinhar o que é. Pode ser o som de um objeto, um animal, uma pessoa ou qualquer outra coisa.
Essa atividade ajuda a desenvolver a escuta ativa, a memória auditiva, a concentração e a habilidade de fazer associações entre sons e objetos ou situações.
Brincadeira 4: Dança das cadeiras musical
A Dança das cadeiras musical é uma variação do clássico jogo da dança das cadeiras. Nessa versão, ao invés de retirar as cadeiras, quando a música para, um participante faz um som com a boca ou o corpo e os outros devem imitá-lo.
Essa brincadeira desenvolve a escuta ativa, a atenção, a memória auditiva, a criatividade e a coordenação motora.
Brincadeira 5: Histórias sonoras
Nessa atividade, as crianças devem ouvir uma história de forma atent
🤰 Letícia Pereira Souza
Letícia Pereira Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!