Blog Leda >> Aborto espontâneo e o processo de luto: lidando com a perda gestacional
Aborto espontâneo e o processo de luto: lidando com a perda gestacional
O que é o aborto espontâneo?
O aborto espontâneo, também conhecido como perda gestacional, é a interrupção involuntária da gravidez antes de 20 semanas de gestação. Essa é uma experiência dolorosa e desafiadora para as mulheres que estão passando por esse momento, pois envolve não apenas a perda do bebê, mas também o luto pela expectativa da maternidade .
O processo de luto após o aborto espontâneo
Após o aborto espontâneo, é comum que as mães passem por um processo de luto, que pode envolver diferentes emoções e fases. Cada mulher vivencia o luto de forma única, mas algumas das fases mais comuns são:
- Negação: negar a perda e ter dificuldade em aceitar a realidade.
- Raiva: sentir raiva e revolta pela perda e pelas circunstâncias.
- Tristeza: entrar em um período de profunda tristeza e melancolia.
- Confusão: sentir-se perdida e confusa diante da perda e suas repercussões.
- Aceitação: chegar a um estado de aceitação e começar a buscar formas de seguir em frente.
É importante ressaltar que não existe um tempo certo para passar por essas fases e todas as emoções são válidas. Cada mulher lida com a perda gestacional de uma forma única e o processo de luto pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.
O apoio emocional é fundamental
Quando se enfrenta um aborto espontâneo, é fundamental buscar apoio emocional para atravessar o processo de luto. Conversar com outras mães que passaram pela mesma situação e compartilhar experiências pode oferecer um alívio e um entendimento mútuo.
O Leda é uma rede social especialmente criada para oferecer suporte e acolhimento para mães em todas as fases da maternidade, incluindo aquelas que passaram por perdas gestacionais. Além disso, a plataforma conta com podcasts e trilhas de conhecimento com especialistas em maternidade, que podem ajudar no processo de luto e ressignificação dessa experiência.
Clique aqui para conhecer o Leda e encontrar apoio emocional para lidar com a perda gestacional.
🤰 Maria Joana
Maria Joana é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!