Blog Leda >> Amamentação: dicas e experiências
Amamentação: dicas e experiências
Amamentação: dicas e experiências
A amamentação é um momento especial na vida da mãe e do bebê, mas também pode ser acompanhada de alguns desafios. Um dos problemas comuns enfrentados pelas lactantes é a ferida no mamilo, que pode causar dor e desconforto durante a amamentação.
Para ajudar as mães que estão passando por essa dificuldade, preparamos algumas dicas e compartilharemos experiências de mulheres que superaram a ferida no mamilo e continuaram amamentando seus bebês.
1. Posição correta
Uma das principais causas das feridas no mamilo é a pega incorreta do bebê. Certifique-se de posicionar o bebê corretamente, garantindo que a boca do bebê abocanhe não apenas o mamilo, mas também parte da aréola. Uma pega correta ajuda a distribuir a pressão da sucção do bebê e reduz o atrito que causa as feridas.
2. Use de forma adequada as almofadas de amamentação
As almofadas de amamentação podem ser grandes aliadas na prevenção de feridas no mamilo. Certifique-se de escolher uma almofada com a altura adequada para o bebê e utilize-a para oferecer suporte ao bebê durante a mamada. Isso ajuda a garantir uma pega correta e evita o deslizamento do bebê durante a amamentação.
3. Conheça seu corpo
Cada mulher é única e o corpo de cada mulher tem características diferentes. É importante conhecer o próprio corpo e fazer ajustes na posição do bebê durante a amamentação, caso sinta desconforto ou dor. Experimente diferentes posições e encontre a que funciona melhor para você e seu bebê.
4. Acalme o mamilo
Caso já tenha feridas no mamilo, é importante acalmá-las para que a amamentação seja mais confortável. Uma opção é utilizar compressas geladas ou quentes para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Consulte um especialista para saber qual é a melhor opção para o seu caso.
5. Não desista!
A amamentação é um processo que pode apresentar alguns desafios, mas não desista. Busque ajuda profissional, converse com outras mães que passaram pela mesma situação e lembre-se de que cada experiência é única. Com paciência e perseverança, você conseguirá superar a ferida no mamilo e desfrutar desse momento especial com o seu bebê.
Lembre-se de que cada experiência é única e as dicas apresentadas são sugestões que podem ajudar, mas cada mulher deve buscar orientação médica para lidar com a ferida no mamilo. No Leda, você encontrará profissionais especializados em amamentação e maternidade , que poderão te orientar e oferecer suporte nessa jornada.
Conheça o Leda e tenha acesso a trilhas de conhecimento, podcasts e conteúdos exclusivos para mães. Clique aqui para conhecer a plataforma.
🤰 Letícia V. Souza
Letícia V. Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!