Blog Leda >> Amamentação e desmame: como voltar a amamentar depois de vômito
Amamentação e desmame: como voltar a amamentar depois de vômito
Voltar a amamentar depois de vômito
A amamentação é um ato de amor e cuidado entre a mãe e o bebê. No entanto, algumas situações podem acontecer e interromper esse processo, como o vômito embebido por parte do bebê. Mas como voltar a amamentar depois de vômito?
Primeiramente, é importante compreender que o vômito embebido é comum em bebês , principalmente após a amamentação. Pode ser causado por diversos motivos, como refluxo gastroesofágico, superalimentação ou má posição durante a alimentação. Independentemente do motivo, é possível retomar a amamentação depois desse episódio.
1. Verifique o estado de saúde do bebê
Antes de voltar a amamentar, é fundamental verificar o estado de saúde do bebê. Observe se ele está apresentando outros sintomas, como febre, diarreia ou irritabilidade. Se esses sintomas estiverem presentes, é importante procurar um médico para avaliar a situação.
2. Hidrate o bebê
Caso o vômito tenha ocorrido devido à superalimentação, é fundamental hidratar o bebê antes de oferecer o peito novamente. Ofereça água ou solução de reidratação oral para evitar a desidratação. É importante conversar com um pediatra para saber a quantidade adequada de líquido a ser oferecida ao bebê.
3. Aguarde o momento certo
Após o vômito, aguarde cerca de 30 minutos a 1 hora antes de voltar a oferecer o peito para o bebê. Isso vai permitir que o organismo do bebê se normalize e que ele possa digerir corretamente o alimento anterior.
4. Ofereça o peito com calma
Quando chegar o momento de voltar a amamentar, ofereça o peito com calma e paciência. Respeite o tempo do bebê e permita que ele mame no ritmo dele. Lembre-se de posicionar corretamente o bebê durante a amamentação para evitar o refluxo gastroesofágico.
5. Observe a reação do bebê
Após retomar a amamentação, observe a reação do bebê. Se ele continuar apresentando vômito embebido ou qualquer outro sintoma preocupante, é importante consultar um médico.
É válido ressaltar que é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde, como um médico ou um consultor de amamentação, para orientações personalizadas de acordo com a situação do bebê. Cada caso é único e merece atenção especial .
Para aprender mais sobre amamentação e desmame, conheça o Leda! A plataforma oferece podcasts e trilhas de conhecimento com informações e dicas importantes para todas as mães.
🤰 Isadora P. Santos
Isadora P. Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!