Blog Leda >> Amamentação e os benefícios para o bebê e para a mãe
Amamentação e os benefícios para o bebê e para a mãe
Amamentação e os benefícios para o bebê e para a mãe
A amamentação é um dos momentos mais especiais e importantes na vida de uma mãe e de um bebê. Além de criar um vínculo afetivo único, o leite materno oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.
Benefícios para o bebê
O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos primeiros meses de vida. Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável, além de ser de fácil digestão.
Além disso, o leite materno ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e doenças. Estudos mostram que crianças amamentadas têm menor chance de desenvolver alergias, asma, obesidade e doenças respiratórias.
Além dos benefícios físicos, a amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo do bebê. O contato skin-to-skin durante a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho , promovendo um sentimento de segurança e amor.
Benefícios para a mãe
A amamentação também traz diversos benefícios para a mãe. Durante a amamentação, o corpo da mulher libera ocitocina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e relaxamento. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade pós-parto, além de promover um sono mais tranquilo.
Além disso, a amamentação pode ajudar a mãe a perder peso mais rapidamente após o parto. Isso porque durante a amamentação, a mulher gasta calorias para produzir o leite materno.
Outro benefício da amamentação para a mãe é a redução do risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver essas doenças em comparação com aquelas que não amamentam.
Amamentando mesmo com horário de trabalho
Muitas mães se preocupam com a amamentação quando retornam ao trabalho. Mas é possível conciliar a rotina de trabalho com a amamentação, garantindo todos os benefícios para o bebê e para a mãe.
Uma opção é armazenar o leite materno em recipientes próprios para isso e deixar com uma pessoa de confiança que irá alimentar o bebê durante o horário de trabalho. Outra opção é fazer pausas para extração do leite nas dependências da empresa ou utilizar os horários de intervalo para retornar para casa e amamentar .
Se você está preocupada com a questão de amamentação e horário de trabalho, a plataforma Leda pode te ajudar. Lá você encontrará dicas de especialistas em maternidade que irão te auxiliar nesse período tão importante da vida da mãe e do bebê.
A amamentação é um ato de amor e cuidado que traz inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe. Não deixe que questões como horário de trabalho impeçam você de vivenciar esse momento tão especial. Conheça a plataforma Leda e se aprofunde nesse assunto e em muitos outros relacionados à maternidade!
Acesse agora mesmo o site do Leda e se inscreva para ter acesso a podcasts e trilhas de conhecimento sobre amamentação e outros temas importantes para as mães!
🤰 Amanda Maria
Amanda Maria é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!