Blog Leda >> Amamentação e tabagismo: os riscos para a saúde do bebê
Amamentação e tabagismo: os riscos para a saúde do bebê
O tabagismo e seus riscos para a amamentação
O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública ao redor do mundo. Além dos danos que o cigarro causa para o fumante, como o aumento do risco de câncer e problemas cardiovasculares, o tabagismo também traz uma série de complicações quando se trata de amamentação e aleitamento materno .
Riscos para a saúde do bebê
Quando uma mãe fuma durante a amamentação, ela expõe o bebê a uma série de substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro. Essas substâncias podem ser transmitidas para o bebê através do leite materno e trazer problemas à sua saúde.
Estudos mostram que bebês de mães fumantes têm um maior risco de desenvolver infecções respiratórias, como bronquiolite e pneumonia. Além disso, eles também têm uma maior chance de apresentar dificuldades para respirar, cólicas, irritabilidade e distúrbios do sono .
Produção e qualidade do leite materno
O tabagismo também pode interferir na produção e qualidade do leite materno. O cigarro contém nicotina, que é uma substância vasoconstritora. Isso significa que ela causa a contração dos vasos sanguíneos, incluindo os que estão presentes nas glândulas mamárias. Com isso, o fluxo de sangue para as mamas é reduzido, o que pode afetar a produção de leite.
Além disso, a nicotina presente no leite materno pode alterar o sabor e o cheiro do leite, o que pode fazer com que o bebê recuse a amamentação. Outras substâncias presentes no cigarro, como o monóxido de carbono, também podem afetar a qualidade do leite materno.
Como parar de fumar durante a amamentação?
Parar de fumar durante a amamentação pode ser um desafio , mas é fundamental para garantir a saúde do bebê. Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse processo:
- Busque apoio: converse com seu médico, enfermeira ou um especialista em tabagismo para te orientar e te dar suporte durante o processo de parar de fumar.
- Identifique gatilhos: identifique as situações que te levam a fumar e busque alternativas para lidar com elas, como praticar atividades físicas ou fazer alguma atividade relaxante.
- Estabeleça um plano: defina uma data para parar de fumar e faça um plano detalhado de como vai lidar com a abstinência.
- Evite ambientes com fumaça de cigarro: evite frequentar lugares onde as pessoas fumam para não ficar exposta à fumaça de segunda mão.
- Comemore as pequenas vitórias: a cada dia sem fumar, celebre sua conquista e se recompense de alguma forma. Cada dia sem cigarro é uma vitória para você e para a saúde do seu bebê.
Além dessas dicas, contar com o apoio de uma plataforma especializada em maternidade , como o Leda, pode fazer toda a diferença. No Leda, você encontra conteúdos, podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, que te ajudam nessa jornada de amamentação e maternidade. Clique aqui e conheça o Leda agora mesmo!
🤰 Isabela Ribeiro
Isabela Ribeiro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!