Blog Leda >> Benefícios da amamentação prolongada
Benefícios da amamentação prolongada
Benefícios da amamentação prolongada
A amamentação é uma fase muito especial para a mãe e o bebê. Além de fortalecer o vínculo entre eles, o leite materno é o alimento mais completo e adequado para o recém-nascido. A Organização Mundial da saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, e complementar até os 2 anos ou mais. A amamentação prolongada traz uma série de benefícios para mãe e filho . Confira algumas curiosidades sobre o assunto:
1. Melhor desenvolvimento cognitivo
O leite materno contém nutrientes e compostos bioativos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo do bebê. Estudos mostram que crianças amamentadas por mais tempo têm melhor desempenho em testes de inteligência e habilidades cognitivas .
2. Fortalecimento do sistema imunológico
O leite materno é rico em imunoglobulinas e outros componentes que fortalecem o sistema imunológico do bebê. Isso significa que os bebês amamentados têm menos chances de desenvolverem infecções respiratórias, intestinais e alergias , além de serem mais protegidos contra outras doenças.
3. Diminuição do risco de obesidade
Estudos mostram que a amamentação prolongada pode reduzir o risco de obesidade infantil. O leite materno possui compostos que regulam o apetite do bebê, além de promoverem a formação de uma microbiota intestinal saudável, fundamental para o metabolismo adequado e o controle do peso.
4. Menor incidência de doenças crônicas
A amamentação prolongada também está associada a uma menor incidência de doenças crônicas, como diabetes tipo 1 e 2, hipertensão arterial, colesterol elevado e doenças cardiovasculares. O contato com o leite materno por um período mais longo contribui para a programação metabólica e imunológica do bebê, proporcionando benefícios ao longo de toda a sua vida.
5. Benefícios para a mãe
A amamentação prolongada também traz benefícios para a mãe. Além de fortalecer o vínculo com o bebê, ajuda na recuperação pós-parto, diminui o risco de hemorragia pós-parto e de desenvolver câncer de mama e ovário. Além disso, amamentar por mais tempo também pode ajudar na perda de peso após a gravidez.
Agora que você conhece os benefícios da amamentação prolongada, que tal se aprofundar ainda mais no universo da maternidade ? A plataforma do Leda oferece uma variedade de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade. Clique aqui para conhecer a plataforma e ter acesso a conteúdos exclusivos!
🤰 Carolina Mendonça
Carolina Mendonça é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!