Blog Leda >> Brincadeiras e atividades para desenvolver a psicomotricidade
Brincadeiras e atividades para desenvolver a psicomotricidade
Brincadeiras e atividades para desenvolver a psicomotricidade
A psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois está relacionada com a coordenação motora, percepção, equilíbrio e habilidades físicas. É por meio de brincadeiras e atividades que os pequenos exploram seu corpo e adquirem novas habilidades .
No entanto, muitas vezes os pais ficam em dúvida sobre quais brincadeiras e atividades podem contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade dos seus filhos. Pensando nisso, separamos algumas sugestões que você pode realizar em casa para estimular o desenvolvimento motor do seu filho .
1. Jogo da memória com movimentos
O jogo da memória é uma excelente forma de estimular a memória e a concentração das crianças. Para torná-lo mais divertido e estimular a psicomotricidade, você pode acrescentar movimentos a cada par de cartas encontradas.
Por exemplo, ao encontrar um par de cartas, você pode pedir para a criança imitar um animal, realizar uma dança ou fazer alguns pulos. Dessa forma, além de trabalhar a memória, ela também estará coordenando movimentos.
2. Circuito com obstáculos
Montar um circuito com obstáculos em casa é uma ótima maneira de estimular a psicomotricidade das crianças. Utilize objetos como almofadas, cadeiras, caixas e fitas adesivas para criar um percurso com diferentes desafios.
Pedir para a criança pular, engatinhar, subir e descer são atividades que ajudam a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, também é uma forma divertida de gastar energia e estimular a criatividade.
3. Pintura com os pés e mãos
Uma atividade sensorial que estimula a psicomotricidade é a pintura com os pés e mãos. Para isso, você pode usar tintas atóxicas e um papel grande.
Deixe a criança explorar livremente as tintas, incentivando-a a fazer diferentes movimentos com pés e mãos. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e sensorial.
4. Jogo de boliche caseiro
Para trabalhar o equilíbrio, o controle dos movimentos e a precisão, você pode criar um jogo de boliche caseiro. Utilize garrafas pet vazias e uma bola macia para criar os pinos.
A criança pode arremessar a bola e tentar derrubar o maior número de pinos possível. Essa brincadeira também é uma forma divertida de desenvolver a coordenação motora.
5. Estátua musical
A estátua musical é uma brincadeira que estimula a coordenação motora e trabalha o equilíbrio das crianças. Para brincar, basta colocar uma música e pedir para as crianças dançarem livremente.
Quando a música parar, elas devem ficar imóveis, como estátuas. A cada rodada, você pode pedir para que as crianças representem diferentes posições, como um animal, por exemplo.
Conclusão
Estas são apenas algumas sugestões de brincadeiras e atividades para desenvolver a psicomotricidade das crianças. Lembre-se que é importante respeitar o ritmo e as habilidades individuais de cada criança, buscando sempre atividades adequadas para a faixa etária.
Se você está em busca de mais conteúdos e trilhas de conhecimento sobre maternidade , conheça o Leda, a plataforma que reúne especialistas e mães para compartilhar informações valiosas. Clique aqui e conheça o Leda!
🤰 Isabella Ramos
Isabella Ramos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!