Blog Leda >> Bronquiolite em crianças: saiba como prevenir e tratar
Bronquiolite em crianças: saiba como prevenir e tratar
O que é a bronquiolite?
A bronquiolite é uma infecção viral das vias aéreas inferiores que atinge principalmente crianças menores de dois anos de idade. Geralmente, é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), mas outros vírus respiratórios também podem estar envolvidos.
Sintomas
Os sintomas iniciais da bronquiolite são semelhantes aos de um resfriado comum, como coriza , tosse , febre baixa e falta de apetite. No entanto, ao longo dos dias, a tosse se torna mais intensa e pode surgir chiado no peito, dificuldade respiratória e cansaço. Em casos mais graves, a criança pode apresentar cianose ( pele azulada), que indica falta de oxigenação adequada.
Principais causas
Além do VSR, outros vírus respiratórios também podem causar a bronquiolite, como o adenovírus, o vírus influenza e o metapneumovírus. A doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas ou através das mãos e objetos contaminados.
Prevenção
Para prevenir a bronquiolite em crianças, é importante adotar algumas medidas, tais como:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool gel;
- Evitar o contato direto com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar aglomerações, principalmente durante epidemias de vírus respiratórios.
Tratamento
Não existe tratamento específico para a bronquiolite viral, já que a doença costuma ser autolimitada e desaparece por si só em um período de 7 a 10 dias. No entanto, é importante tratar os sintomas e oferecer cuidados de suporte, como:
- repouso e hidratação adequada;
- Lavagem nasal com soro fisiológico;
- Uso de medicamentos para alívio dos sintomas, conforme orientação médica;
- Monitoramento da saturação de oxigênio no sangue;
- Procurar assistência médica em caso de piora dos sintomas ou falta de melhora após alguns dias.
Em casos mais graves, a criança pode necessitar de internação hospitalar para receber oxigenioterapia ou suporte respiratório.
É importante ressaltar que cada caso de bronquiolite é único, e o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por um médico especializado. Para obter informações mais completas e confiáveis sobre a saúde dos seus filhos, conheça o Leda e tenha acesso a conteúdos especializados em maternidade .
🤰 Carolina Lemos
Carolina Lemos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!