Blog Leda >> Bronquiolite: o que todo pai e mãe precisam saber
Bronquiolite: o que todo pai e mãe precisam saber
O que é bronquiolite?
A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda que acomete principalmente crianças menores de dois anos. Ela atinge os bronquíolos, que são as pequenas vias aéreas presentes nos pulmões.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns da bronquiolite incluem tosse, coriza, febre baixa, falta de apetite e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, a criança pode apresentar chiado no peito, respiração rápida e curta, e cianose, que é a coloração azulada da pele e lábios devido à falta de oxigênio.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da bronquiolite é feito com base nos sintomas apresentados pela criança, além do exame físico realizado pelo médico. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames complementares, como radiografia de tórax ou exame de sangue.
Como é o tratamento?
Não existe um tratamento específico para a bronquiolite . Na maioria dos casos, o tratamento é feito em casa, com medidas de suporte, como repouso, hidratação adequada, uso de soro fisiológico nasal para aliviar a congestão nasal, e uso de umidificador para umidificar o ambiente. Em casos mais graves, pode ser necessária a hospitalização da criança para receber oxigênio e outros tratamentos de suporte.
Como prevenir a bronquiolite?
A melhor forma de prevenir a bronquiolite é através da adoção de medidas de higiene, como lavar as mãos regularmente, evitar o contato com pessoas doentes, principalmente com gripes e resfriados, e manter os ambientes bem ventilados. Além disso, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (RSV) está indicada para crianças prematuras ou com doenças cardíacas ou pulmonares.
Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre bronquiolite. Para ter acesso a mais conteúdos especializados sobre maternidade , podcasts e trilhas de conhecimento, conheça a plataforma Leda!
🤰 Carla Costa
Carla Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!