Blog Leda >> Como enfrentar a culpa materna
Como enfrentar a culpa materna
O desafio da culpa materna
ser mãe é uma tarefa desafiadora, repleta de responsabilidades. A pressão social e as expectativas que colocamos sobre nós mesmas muitas vezes nos levam a sentir culpa materna .
A culpa é um sentimento comum entre as mães e pode surgir por diversos motivos: não passar tempo suficiente com os filhos, não estar sempre disponível, não conseguir atender a todas as necessidades, entre outros.
Identificando a culpa materna
É importante entender que a culpa materna pode se manifestar de diferentes formas em cada mulher. Algumas mães podem se sentir culpadas por trabalhar fora de casa, enquanto outras podem se sentir culpadas por não ter uma carreira. Algumas podem se sentir culpadas por não amamentar, enquanto outras podem se sentir culpadas por não conseguir voltar ao trabalho.
Identificar a culpa materna é o primeiro passo para enfrentá-la. É preciso estar atenta aos sentimentos de autocrítica e entender que todos esses sentimentos são válidos, mas que ninguém é perfeito e não se pode fazer tudo ao mesmo tempo .
Enfrentando a culpa materna
Agora que já reconhecemos a culpa materna, como podemos enfrentá-la?
1. Reconheça que você está fazendo o seu melhor: Lembre-se de que a maternidade é uma jornada e o mais importante é dar o seu melhor a cada dia.
2. Pratique a autocompaixão: Não se cobre tanto e não seja tão rígida consigo mesma. Lembre-se que todas as mães passam por desafios e cometer erros faz parte do processo. Seja gentil e compreensiva com você mesma.
3. Busque apoio: Encontre um espaço onde você possa compartilhar suas preocupações e sentimentos. O Leda é uma plataforma criada especialmente para isso, com conteúdos e comunidade de mães que entendem o que você está passando.
4. Priorize seu bem-estar: Cuide de si mesma, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Reserve um tempo para fazer atividades que te fazem feliz e rejuvenescem suas energias.
Conclusão
A culpa materna é um sentimento comum entre as mães, mas não precisa ser algo que nos paralise. É importante reconhecê-la, enfrentá-la e buscar apoio. No Leda, você encontrará conteúdos e uma comunidade de mães que te ajudarão a lidar com esse sentimento e a se sentir mais confiante em sua jornada materna. Clique aqui para conhecer o Leda e descobrir como podemos te apoiar!
🤰 Luana Pires Almeida
Luana Pires Almeida é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!