Blog Leda >> Como lidar com a culpa materna
Como lidar com a culpa materna
A culpa materna e a culpa dos outros
A culpa materna é um sentimento comum entre muitas mães. Ela surge quando as mães sentem que não estão sendo boas o suficiente em seu papel de mãe , quando acham que não estão fazendo o melhor para seus filhos ou quando se comparam com outras mães. Além disso, outra fonte de culpa materna é a pressão social para seguir padrões pré-estabelecidos de maternidade .
Além da culpa materna , muitas mães também lidam com a culpa dos outros, ou seja, com o julgamento e as opiniões de terceiros sobre a forma como estão criando seus filhos . Essa culpa dos outros pode vir de familiares, amigos, profissionais de saúde , entre outros.
Como lidar com a culpa materna e a culpa dos outros
Lidar com a culpa materna e a culpa dos outros pode ser um desafio para muitas mães, mas é importante lembrar que nenhuma mãe é perfeita e que todas estão fazendo o melhor que podem com os recursos que têm disponíveis.
Para lidar com a culpa materna , é importante:
- Não se compare com outras mães: cada mãe é única e cada família tem suas próprias peculiaridades. Comparar-se com outras mães só vai gerar mais ansiedade e sentimentos de inadequação.
- Confie em si mesma: confie em sua intuição e nas suas habilidades como mãe . Lembre-se de que você conhece seu filho melhor do que ninguém e está tomando as melhores decisões para ele.
- Valorize seus esforços: reconheça que você está fazendo o seu melhor e que os seus esforços são valiosos. Não se cobre tanto e celebre suas conquistas como mãe .
Para lidar com a culpa dos outros, é importante:
- Não leve para o lado pessoal: lembre-se de que as pessoas têm opiniões diferentes e nem sempre é possível agradar a todos. Não leve para o lado pessoal as críticas e julgamentos dos outros.
- Defenda suas escolhas : seja firme nas suas escolhas e defenda o que acredita ser o melhor para o seu filho . Não se sinta pressionada a seguir os conselhos e opiniões dos outros. Lembre-se de que você é a mãe e tem o direito de decidir o que é melhor para o seu filho .
- Cerque-se de apoio: busque o apoio de outras mães que passam por situações semelhantes. O Leda é uma rede social para mães que oferece comunidades online onde é possível trocar experiências e receber apoio mútuo. Conheça o Leda e encontre suporte e conhecimento para lidar com a culpa materna e a culpa dos outros.
Conclusão
A culpa materna e a culpa dos outros são sentimentos comuns entre as mães, mas é importante aprender a lidar com esses sentimentos de forma saudável. Lembre-se de que você é uma mãe incrível e está fazendo o seu melhor. Conheça o Leda e encontre apoio e conhecimento para lidar com a culpa materna e a culpa dos outros.
Conheça o Leda
🤰 Bruna Costa
Bruna Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!