Blog Leda >> Como lidar com as cólicas do bebê após cesariana
Como lidar com as cólicas do bebê após cesariana
Cólicas do bebê após cesariana
As cólicas são um dos problemas mais comuns enfrentados pelos bebês nos primeiros meses de vida. Elas causam desconforto, choro excessivo e preocupação nos pais. E quando se trata de um bebê que nasceu de cesariana, é importante ter alguns cuidados especiais para lidar com as cólicas.
O que são as cólicas do bebê?
As cólicas são contrações dolorosas do intestino que causam dores abdominais nos bebês. Elas costumam começar por volta das duas semanas de vida e podem durar até os seis meses de idade. Embora as cólicas sejam comuns e normais, elas podem ser extremamente desconfortáveis para os bebês e angustiantes para os pais.
1. Massageie a barriga do bebê
Uma das maneiras mais eficazes de aliviar as cólicas do bebê é massagear suavemente a barriga dele. Faça movimentos circulares no sentido horário e pressione levemente com as mãos. Essa massagem pode ajudar a liberar os gases e aliviar a dor abdominal.
2. Troque a posição do bebê
A posição em que o bebê está pode influenciar no desconforto das cólicas. Experimente colocá-lo de bruços ou segurá-lo em posição vertical. Essas posições podem ajudar a aliviar a pressão no abdômen e aliviar as cólicas.
Além disso, existem algumas técnicas de posições com os joelhos dobrados em direção ao peito que também podem ajudar a aliviar as cólicas. Consulte o pediatra para aprender a fazer corretamente.
3. Ofereça o peito ou a mamadeira com cuidado
Se o bebê estiver sendo amamentado, certifique-se de posicionar a boca dele corretamente na hora de mamar. Uma má posição durante a amamentação pode causar excesso de ingestão de ar, o que pode piorar as cólicas.
Se o bebê estiver tomando mamadeira, verifique se o bico não está muito furado, o que também pode fazer com que ele engula ar e tenha mais cólicas.
4. Utilize técnicas de relaxamento
Algumas técnicas de relaxamento, como o banho morno, a música suave e a massagem com óleo podem ser eficazes no alívio das cólicas. Aqueça um pouco de óleo de bebê na palma das mãos e massageie o corpo do bebê, fazendo movimentos suaves e rítmicos.
5. Busque orientação médica
Se as cólicas do bebê estiverem causando muito desconforto e angústia, é importante buscar orientação médica. O pediatra poderá avaliar a situação e oferecer orientações específicas para o seu bebê.
Lembre-se que cada bebê é único e pode responder de forma diferente aos cuidados para cólicas. Portanto, é importante observar, experimentar e buscar a melhor forma de ajudar o seu filho a aliviar o desconforto.
Agora que você já sabe como lidar com as cólicas do bebê após cesariana, que tal conferir o Leda? A plataforma oferece conteúdos exclusivos sobre maternidade , com trilhas de conhecimento e podcasts criados por especialistas. Clique aqui e conheça o Leda!
🤰 Mara Santos
Mara Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!