Blog Leda >> Como lidar com o diagnóstico de bebê estrábico
Como lidar com o diagnóstico de bebê estrábico
O nascimento de um bebê é um momento de muita alegria para os pais. Porém, quando um diagnóstico de estrabismo é feito, é comum que a família fique preocupada e sem saber como lidar com a situação.
O estrabismo é uma condição em que os olhos não estão alinhados corretamente, o que pode levar a problemas de visão. No caso de bebês, o diagnóstico muitas vezes é feito nos primeiros meses de vida, quando os olhos ainda não estão completamente desenvolvidos.
Sintomas do estrabismo em bebês
Os sintomas do estrabismo em bebês podem variar, mas alguns sinais comuns incluem:
- Desalinhamento dos olhos;
- Olho que desvia para dentro ou para fora;
- Dificuldade em acompanhar objetos com o olhar;
- Olho que fecha ou pisca constantemente;
Como lidar com o diagnóstico
É importante lembrar que o estrabismo tem tratamento e que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhores são as chances de sucesso . O primeiro passo é procurar um oftalmologista pediátrico, que é o profissional especializado em tratar problemas de visão em crianças.
O oftalmologista fará um exame completo dos olhos do bebê e poderá indicar o melhor tratamento. Em alguns casos, o estrabismo pode ser corrigido com o uso de óculos de correção. Em outros casos, pode ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica.
Além do tratamento médico, é importante que os pais estejam sempre atentos ao desenvolvimento visual do bebê . É recomendado estimular o uso dos dois olhos, por exemplo, brincando com objetos que exijam o movimento dos olhos.
O Leda é uma plataforma que oferece trilhas de conhecimento sobre maternidade , incluindo conteúdos específicos sobre o estrabismo em bebês. Acesse o Leda e confira todas as informações que temos disponíveis sobre o assunto!
🤰 Juliana De Souza
Juliana De Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!