Blog Leda >> Consulta pediátrica: importância da sucção não nutritiva para o desenvolvimento do bebê
Consulta pediátrica: importância da sucção não nutritiva para o desenvolvimento do bebê
Introdução
A consulta pediátrica é um momento importante na vida de todas as mães. É nessa ocasião que recebemos orientações sobre o desenvolvimento do bebê, tiramos dúvidas e realizamos exames de rotina para garantir que nosso filho esteja saudável e crescendo de maneira adequada. Além disso, o pediatra também pode nos orientar sobre diversos aspectos da maternidade , como a alimentação, o sono, o desenvolvimento motor e a sucção não nutritiva.
Importância da sucção não nutritiva
A sucção não nutritiva é a sucção não relacionada à alimentação. Ou seja, quando o bebê não está com fome, mas ainda sim busca conforto ao sugar. Essa ação é muito comum nos primeiros meses de vida, pois além de aliviar o desconforto e acalmar o bebê, a sucção não nutritiva tem um papel fundamental no desenvolvimento oral e motor.
Quando o bebê realiza a sucção não nutritiva, ele está treinando os músculos da boca, língua e mandíbula. Isso ajuda no desenvolvimento da sucção nutritiva, que é responsável pela alimentação adequada.
Além disso, a sucção não nutritiva estimula a produção de saliva, que é importante para a digestão. Ela também evita o refluxo gastroesofágico e auxilia no alívio das cólicas do bebê .
Como incentivar a sucção não nutritiva
Muitos bebês encontram na chupeta uma forma de realizar a sucção não nutritiva. No entanto, é importante lembrar que a escolha do uso da chupeta deve ser feita com cautela e orientação de um profissional da saúde.
Existem outras formas de incentivar a sucção não nutritiva, como permitir que o bebê chupe o dedo ou o próprio punho, oferecer objetos especiais para sucção, como mordedores, e até mesmo proporcionar momentos de contato pele a pele, em que o bebê pode buscar conforto na sucção do seio materno .
Conclusão
A sucção não nutritiva é um hábito natural dos bebês e desempenha um papel fundamental no seu desenvolvimento. Além de aliviar o desconforto e acalmar o bebê, ela contribui para a formação adequada dos músculos da boca, língua e mandíbula, além de estimular a produção de saliva e ajudar no alívio das cólicas. Por isso, é importante valorizar esse hábito e oferecer o apoio necessário para que o bebê possa explorar a sua sucção não nutritiva de forma saudável e segura.
🤰 Vanessa Souza
Vanessa Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!