Blog Leda >> Criança não quer comer
Criança não quer comer
Uma das maiores preocupações dos pais é quando a criança se recusa a comer. É natural que isso aconteça em determinados momentos, afinal, as crianças estão em constante mudança e podem apresentar preferências e recusas por diferentes alimentos.
No entanto, quando essa recusa se torna frequente e persistente, é importante ficar atento, pois pode indicar um problema maior. Neste post, vamos falar sobre o que fazer quando as crianças recusam comida e como resolver esse problema de forma saudável e tranquila.
1. Não force
Uma das piores atitudes que os pais podem tomar é forçar a criança a comer. Pressionar, ameaçar ou fazer chantagem não é uma estratégia eficaz e pode criar um ambiente negativo em relação à comida. A criança pode associar a hora das refeições a momentos de tensão e angústia, o que só piora a situação.
O ideal é respeitar o apetite da criança e oferecer uma variedade de alimentos saudáveis. Se a criança recusar, não insista, mas deixe claro que essa será a refeição. Se ela estiver com fome, ela vai comer posteriormente.
2. Mantenha uma rotina
Ter uma rotina alimentar é importante para as crianças. Estabelecer horários fixos para as refeições ajuda a criar um ambiente seguro e previsível, o que pode facilitar a aceitação dos alimentos.
Tente estabelecer horários regulares para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Evite beliscar ou oferecer lanches fora do horário. Dessa forma, a criança saberá que não precisa ficar ansiosa para comer, pois a próxima refeição está programada para um momento específico.
3. Incentive a participação
Incentivar a participação da criança na escolha e preparo das refeições pode ser uma boa estratégia para aumentar seu interesse pela comida. Leve-a ao supermercado e deixe-a escolher alguns alimentos saudáveis. Em casa, inclua-a no preparo da refeição, como lavar os alimentos ou ajudar a mexer a panela.
Essa participação pode fazer com que a criança se sinta mais envolvida e motivada a experimentar os alimentos que ela mesma ajudou a escolher e preparar.
4. Seja um exemplo
As crianças aprendem muito observando os adultos ao seu redor. Por isso, é importante que os pais sejam um exemplo quando o assunto é alimentação saudável .
Seja um modelo de bons hábitos alimentares. Consuma alimentos saudáveis, evite alimentos industrializados e procure oferecer uma variedade de alimentos no dia a dia. Mostre à criança o prazer de comer bem e os benefícios de uma alimentação equilibrada.
5. Procure ajuda profissional
Se mesmo com essas estratégias a criança continuar recusando comida de forma persistente, é importante procurar ajuda profissional . Um nutricionista especializado em pediatria pode avaliar a situação e oferecer orientações personalizadas para resolver o problema.
O Leda é uma rede social para mães que oferece conteúdos criados por especialistas em maternidade . Conheça a nossa plataforma e tenha acesso a podcasts e trilhas de conhecimento sobre maternidade . Clique aqui para saber mais e para ter acesso a materiais exclusivos para ajudar nessa jornada tão especial da maternidade !
🤰 Letícia Almeida
Letícia Almeida é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!