Blog Leda >> Criança que morde: cuidados com o irmão
Criança que morde: cuidados com o irmão
Criança que morde: cuidados com o irmão
Ter mais de um filho pode ser um desafio para qualquer mãe . Além de lidar com as demandas individuais de cada criança , também é preciso estar atenta aos cuidados com o irmão. Uma situação comum entre as crianças que têm irmãos é a mordida. Mas por que elas fazem isso?
A mordida na infância é uma forma de comunicação e expressão de sentimentos. Muitas vezes, a criança morde o irmão porque está com raiva, ciúmes, medo ou simplesmente para chamar atenção. É importante entender que a mordida faz parte do desenvolvimento infantil e, na maioria dos casos, é uma fase passageira.
Como lidar com uma criança que morde?
Quando a criança começa a morder o irmão, é fundamental agir de forma assertiva e ensinar limites. Veja algumas dicas:
- Tenha calma e não agrida a criança que morde. Explique com palavras firmes que a mordida machuca e não é uma forma adequada de se expressar.
- Não deixe de dar atenção ao irmão que foi mordido. Mostre que você está preocupada com ele e explique que a mordida não é culpa dele.
- Converse com a criança que morde e tente entender o motivo por trás desse comportamento. Ofereça alternativas de expressão de sentimentos, como falar sobre o que a incomoda ou pedir ajuda.
- Estimule brincadeiras cooperativas entre os irmãos. Incentive o compartilhamento de brinquedos e a resolução de conflitos de forma pacífica.
- Elogie e recompense as atitudes positivas dos seus filhos. Reforce sempre que a mordida não é uma atitude correta, mas valorize as ações de cooperação e gentileza.
Cuidados com o irmão
Além de lidar com a questão das mordidas, é importante ter atenção aos cuidados com o irmão. Cada criança tem necessidades individuais e é fundamental respeitar as diferenças e as preferências de cada uma.
As crianças mais velhas têm maior autonomia e podem ajudar nos cuidados com o irmão mais novo. Estimule a participação e o envolvimento deles nas tarefas diárias, como dar banho, dar comida, brincar e cuidar da higiene.
Mas lembre-se de que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Não compare os irmãos e nem compare o tempo em que cada um atingiu determinada habilidade ou marco de desenvolvimento.
No Leda, a rede social para mães, você encontra conteúdos especiais sobre cuidados com o irmão. Nos podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade , você aprende dicas práticas e eficientes para lidar com essa situação e garantir o bem-estar de todos os seus filhos.
🤰 Isabela Cunha
Isabela Cunha é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!