Blog Leda >> Cuidados com a Febre na Infância
Cuidados com a Febre na Infância
Guia Prático: Saiba como Lidar com a Febre em Crianças com Segurança
O que é a Febre?
A febre é uma elevação da temperatura corporal e é uma reação do organismo, geralmente causada por infecções, inflamações ou algumas doenças. É uma resposta natural do corpo para combater essas condições. É essencial compreender que a febre em si não é uma doença, e sim um sinalizador de que algo está acontecendo no organismo da criança.
Por Que a Febre Ocorre com Mais Frequência na Infância?
Os pequenos, especialmente os mais jovens, possuem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Isso os torna mais suscetíveis a diversas infecções, que são as causas mais comuns da febre em crianças. Vejamos algumas delas:
- Infecções virais, como resfriados, gripes e varicela;
- Infecções bacterianas, como otite média e infecções do trato urinário;
- Infecções respiratórias, incluindo pneumonia e bronquite;
- Reações alérgicas a patógenos ou materiais estranhos;
- Imunizações recentes, como vacinas - em alguns casos, podem provocar uma reação do sistema imunológico que resulta em febre.
Dicas Práticas para Cuidar da Febre em Crianças
Quando seu filho apresenta febre, é compreensível que você possa se sentir preocupado. Aqui estão algumas medidas seguras que você pode tomar enquanto busca a causa do problema:
- Mantenha a criança hidratada, oferecendo água, suco ou frutas ricas em água como melancia e laranja em pequenas porções durante todo o dia;
- Garanta que seu filho tenha períodos adequados de repouso e sono para ajudá-lo a recuperar energia e força;
- Vista a criança com roupas leves e confortáveis para facilitar a regulação da temperatura.
- Evite o uso de álcool ou compressas frias para reduzir a febre, pois isso pode levar a tremores que aumentam a febre.
- Para conforto da criança, um banho morno pode ser útil. Também, compressas mornas na testa podem aliviar o desconforto.
- Administre medicamentos antitérmicos apenas sob orientação médica e respeitando a dose recomendada.
- Busque atendimento médico se a febre persistir por mais de três dias, ou se a criança apresentar outros sintomas como letargia, irritabilidade, recusa alimentar, entre outros.
Conheça o Leda
Quer aprender mais sobre como cuidar da saúde do seu filho? Conheça o Leda! Somos uma rede social para mães, com conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade. Tenha acesso a informações confiáveis sobre gestão da febre em crianças e uma ampla variedade de outros tópicos relevantes para a maternidade. Clique aqui e saiba mais sobre o Leda!
🤰 Fernanda Souza
Fernanda Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!