Blog Leda >> Desenvolvimento do bebê no primeiro ano
Desenvolvimento do bebê no primeiro ano
Desenvolvimento dos sentidos do bebê: o primeiro ano
O primeiro ano de vida de um bebê é repleto de descobertas e desenvolvimento. Nessa fase, os sentidos do bebê estão em pleno desenvolvimento e é fundamental que os pais estejam atentos a cada etapa.
Os sentidos do bebê são fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Durante o primeiro ano de vida, o bebê passa por diferentes fases de desenvolvimento dos sentidos, que se iniciam desde suas primeiras semanas de vida.
Desenvolvimento visual:
O desenvolvimento visual é um dos sentidos que mais se destaca no primeiro ano de vida do bebê. Nos primeiros meses, a visão do bebê ainda é bastante embaçada e ele só consegue enxergar objetos a uma distância muito próxima.
Com o passar dos meses, a visão do bebê vai se desenvolvendo e ele começa a perceber mais claramente as formas e cores dos objetos. Aos 6 meses, o bebê já é capaz de enxergar com mais nitidez e acompanhar objetos em movimento.
Desenvolvimento auditivo:
O sentido auditivo também passa por um importante desenvolvimento no primeiro ano de vida do bebê. Nos primeiros meses, o bebê é capaz de reconhecer a voz da mãe e de se acalmar ao ouvi-la.
Aos poucos, o bebê começa a identificar diferentes sons e a se interessar por eles. Ele é capaz de se virar em direção a um som e de acompanhar o movimento de um objeto sonoro, como um chocalho.
Desenvolvimento tátil:
O desenvolvimento tátil é outro sentido que se desenvolve rapidamente no primeiro ano de vida do bebê. Nos primeiros meses, o bebê tem uma preferência por objetos macios e aconchegantes, pois seu sentido tátil ainda é muito sensível.
Conforme o bebê cresce, ele começa a explorar diferentes texturas com as mãos e a desenvolver a habilidade de pegar objetos com os dedos. Aos poucos, ele também desenvolve a capacidade de distinguir as diferentes texturas e temperaturas dos objetos que toca.
Desenvolvimento olfativo e gustativo:
O desenvolvimento olfativo e gustativo é um pouco mais lento do que os outros sentidos, mas também é muito importante. O bebê começa a desenvolver o paladar desde os primeiros meses de vida, através do leite materno ou da fórmula.
Com o passar dos meses, o bebê começa a experimentar outros sabores, como papinhas de frutas e legumes. O mesmo acontece com o olfato, que vai se desenvolvendo através das diferentes fragrâncias que o bebê entra em contato.
Para acompanhar de perto o desenvolvimento dos sentidos do seu bebê, a plataforma Leda oferece conteúdos completos sobre cada fase do desenvolvimento, além de atividades e brincadeiras que estimulam o crescimento dos sentidos.
Conheça a plataforma Leda e descubra como você pode acompanhar de perto essa evolução tão importante para o desenvolvimento do seu bebê!
🤰 Quitéria Ramos Silva
Quitéria Ramos Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!