Blog Leda >> Dicas de alimentação saudável para as crianças
Dicas de alimentação saudável para as crianças
Dicas de alimentação saudável para as crianças
Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Além de fornecer os nutrientes necessários para o crescimento , uma dieta balanceada contribui para a prevenção de doenças e ajuda a estabelecer bons hábitos alimentares desde cedo.
No entanto, nem sempre é fácil fazer com que as crianças comam de forma saudável. Muitas vezes elas apresentam resistência a certos alimentos ou preferem os industrializados e ultraprocessados, que são ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas. Para contornar essa situação, separamos algumas dicas que podem ajudar a estimular a criança a comer melhor:
1. Envolver as crianças no preparo das refeições
Uma maneira eficaz de despertar o interesse das crianças pela alimentação saudável é envolvê-las no preparo das refeições. Elas podem ajudar a escolher os ingredientes, lavar os alimentos, mexer na panela e até mesmo participar de receitas simples. Dessa forma, elas se sentirão parte do processo alimentar e estarão mais propensas a experimentar novos alimentos.
2. Tornar as refeições mais divertidas
A apresentação dos pratos pode influenciar muito no interesse das crianças pela comida. Por isso, uma dica é tornar as refeições mais divertidas e atrativas visualmente. Utilize cortadores de biscoito para dar formato aos alimentos, monte pratos coloridos e crie desenhos utilizando diferentes alimentos. Além disso, você pode contar histórias sobre os alimentos e fazer brincadeiras relacionadas à comida.
3. Estimular o consumo de água
Uma das dicas mais importantes para a saúde das crianças é estimular o consumo de água. A água é essencial para manter a hidratação adequada do organismo, além de contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo e ajudar a prevenir problemas como a constipação. Para tornar a ingestão de água mais atraente, você pode usar copos coloridos, adicionar rodelas de frutas ou até mesmo criar brincadeiras que envolvam a ingestão de água, como competições para ver quem bebe mais.
Conheça o Leda
🤰 Lúcia Xavier
Lúcia Xavier é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!