Blog Leda >> Dicas de brincadeiras sensoriais para estimular o desenvolvimento
Dicas de brincadeiras sensoriais para estimular o desenvolvimento
As brincadeiras sensoriais são uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento das crianças. Por meio de atividades que envolvem os sentidos, como o tato, olfato, audição, visão e paladar, é possível promover um crescimento saudável e divertido.
1. Massinha caseira
A massinha caseira é uma atividade sensorial clássica que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e estimula o tato. Faça a receita com seus filhos e sinta a textura da massinha entre os dedos.
2. Caixa de toque
Monte uma caixa com diferentes materiais, como algodão, lixa, papel, espuma, entre outros. Peça para a criança colocar a mão dentro da caixa e adivinhar o que está tocando. Essa brincadeira estimula o tato e a imaginação.
3. Pintura com pés e mãos
Desenvolva a criatividade e a coordenação motora grossa com essa brincadeira. Use tintas atóxicas e deixe as crianças explorarem diferentes movimentos e sensações ao pintar com os pés e mãos.
4. Música com objetos
Monte uma orquestra improvisada usando objetos do dia a dia, como potes, tampas, colheres de pau, entre outros. Além de estimular a audição, essa brincadeira também desenvolve a coordenação motora e a percepção rítmica.
5. Jogo das cores
Brinque de descobrir diferentes cores com seu filho . Use objetos coloridos e peça para ele identificar e nomear as cores. Essa atividade estimula a visão e o aprendizado das cores.
Essas são apenas algumas ideias de brincadeiras sensoriais que podem estimular o desenvolvimento das crianças. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e habilidades dos seus filhos .
Acesse o Leda e descubra mais dicas e conteúdos incríveis para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos !
🤰 Letícia Almeida
Letícia Almeida é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!