Blog Leda >> Dicas de como amenizar as cólicas do bebê
Dicas de como amenizar as cólicas do bebê
O que são as cólicas intestinais?
As cólicas intestinais são uma condição desconfortável e comum em bebês recém-nascidos. Elas ocorrem devido aos movimentos dos músculos do intestino, que ainda estão em desenvolvimento. As cólicas geralmente começam após as primeiras semanas de vida do bebê e podem durar até o terceiro ou quarto mês.
Sintomas das cólicas intestinais
Os sintomas das cólicas intestinais podem variar de bebê para bebê, mas os mais comuns incluem:
- Gemidos e choros intensos e prolongados;
- Aumento da agitação e irritabilidade;
- Barriguinha endurecida e distendida;
- Movimentos das pernas em direção à barriga;
- Episódios de choro inexplicáveis e frequentes.
Dicas para amenizar as cólicas do bebê
Embora as cólicas intestinais sejam normais e geralmente desapareçam com o tempo, existem algumas estratégias que podem ajudar a aliviar o desconforto do seu bebê. Confira algumas dicas importantes:
- Cuide da sua alimentação: se você está amamentando, é importante ter uma alimentação balanceada e evitar alimentos que possam causar gases, como brócolis, feijão e repolho. Se está alimentando o bebê com leite em pó, fale com o pediatra sobre a possibilidade de trocar para um leite especial para cólicas .
- Movimentos suaves: fazer movimentos suaves, como uma massagem na barriguinha do bebê em sentido horário, pode ajudar a aliviar as cólicas . Além disso, segurá-lo em posição vertical e fazer movimentos de balanço também pode ser uma boa estratégia.
- Compressas quentes: aplicar uma compressa quente ou uma bolsa de água quente na barriga do bebê pode ajudar a reduzir as cólicas. Mas lembre-se de não deixar a temperatura muito alta para não queimar a pele sensível do bebê.
- Chá de camomila: se o bebê já tem mais de um mês de idade, o pediatra pode recomendar o uso de chá de camomila para aliviar as cólicas. Consulte sempre o médico antes de oferecer qualquer tipo de chá ou medicamento ao seu bebê.
- Passeios ao ar livre: levar o bebê para passear ao ar livre, principalmente em horários com temperaturas mais amenas, pode ajudar a aliviar as cólicas e acalmar o bebê. A mudança de ambiente pode ser benéfica tanto para o bebê quanto para a mamãe.
É importante lembrar que cada bebê é único e pode responder de maneira diferente a essas dicas. Portanto, é fundamental observar como seu bebê reage e conversar com o pediatra sobre as melhores estratégias para amenizar as cólicas intestinais.
Agora que você conhece algumas dicas para aliviar as cólicas do seu bebê, que tal conferir mais conteúdos sobre maternidade no Leda? Acesse nosso site e não perca todas as informações e ferramentas que temos para ajudar você nessa fase tão especial da sua vida!
🤰 Luana Santos
Luana Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!