Blog Leda >> Dicas de como lidar com as birras das crianças na igreja
Dicas de como lidar com as birras das crianças na igreja
As birras das crianças em público podem ser constrangedoras e desafiadoras. Quando ocorrem em um local sagrado, como a igreja, a situação se torna ainda mais delicada. É normal que as crianças demonstrem desconforto e irritação em ambientes que exijam mais calma e concentração, mas é possível lidar com essas situações de forma tranquila e respeitosa.
1. Antecipe a situação
Antes de ir para a igreja, converse com a criança sobre como será a visita e explique a importância de se comportar adequadamente. Fale sobre o que é esperado dela durante a cerimônia, como ficar sentada e silenciosa por um tempo determinado. Dessa forma, ela já saberá o que esperar e poderá se preparar mentalmente.
2. Seja um exemplo
As crianças aprendem mais através da observação do que de palavras. Portanto, se você quer que seu filho se comporte de maneira adequada na igreja, seja um exemplo de comportamento. Demonstre calma, respeito e atenção durante a cerimônia para que ele veja e possa seguir o seu exemplo.
3. Ofereça distrações adequadas
É importante lembrar que as crianças têm uma capacidade de atenção limitada, principalmente quando são pequenas. Leve brinquedos silenciosos ou livros interessantes para distraí-la durante a cerimônia. Certifique-se de escolher opções que sejam adequadas para o ambiente religioso, como livros de histórias bíblicas ou que abordem a fé.
4. Mantenha a calma
Se a criança começar a chorar ou fazer birra durante a cerimônia, mantenha a calma. Respire fundo e não fique com raiva ou envergonhada. Lembre-se de que você está em um local de acolhimento e compreensão. Tente acalmar a criança com palavras suaves e gestos carinhosos, como um abraço ou segurar sua mão.
5. Saia da igreja, se necessário
Se mesmo após todas as tentativas a criança continuar fazendo birra e atrapalhando a cerimônia, é melhor sair da igreja por um momento. Busque um lugar tranquilo, como o jardim ou uma sala de descanso, e converse com a criança sobre a importância de respeitar o local sagrado e as outras pessoas presentes. Explique que é possível voltar quando ela estiver mais calma e preparada para ficar quietinha na igreja.
Agora que você já conhece algumas dicas valiosas de como lidar com as birras das crianças na igreja, que tal se aprofundar no assunto? Acesse o Leda, a plataforma que oferece trilhas de conhecimento e podcasts sobre maternidade . Lá, você encontrará conteúdos exclusivos de especialistas e poderá aprender ainda mais sobre como viver a maternidade de forma plena e tranquila. Clique aqui e conheça o Leda agora mesmo!
🤰 Juliana S. Pereira
Juliana S. Pereira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!