Blog Leda >> Dicas de como organizar a rotina da família
Dicas de como organizar a rotina da família
Dicas de como organizar a rotina da família
A rotina familiar pode ser bastante desafiadora, especialmente quando se tem crianças em casa. Uma das tarefas que pode se tornar mais complicada é a organização dos brinquedos, afinal, eles sempre parecem se multiplicar a cada dia. No entanto, com algumas dicas simples, é possível manter a organização e tornar essa tarefa mais fácil e prática.
1. Defina um local específico para os brinquedos
O primeiro passo para organizar os brinquedos da família é definir um local específico para guardá-los. Pode ser uma estante, prateleira, caixas ou até mesmo um quartinho ou brinquedoteca separada. O importante é ter um espaço exclusivo para os brinquedos, de forma que eles fiquem sempre reunidos e fáceis de encontrar.
2. Separe os brinquedos por categoria
Uma forma de facilitar a organização é separar os brinquedos por categorias. Por exemplo , você pode ter uma caixa só para os carrinhos, outra só para os bonecos, uma prateleira para os jogos de tabuleiro, etc. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o brinquedo que você está procurando, além de facilitar na hora de guardar.
3. Estabeleça uma rotina de limpeza e organização
Para manter a organização dos brinquedos, é importante estabelecer uma rotina de limpeza e organização. Por exemplo , você pode separar um dia da semana para fazer uma limpeza geral nos brinquedos, retirando os que estiverem quebrados ou em mau estado, e guardando cada um em seu devido lugar. Além disso, é importante ensinar as crianças a guardarem os brinquedos depois de brincar, para que a organização seja mantida.
4. Use caixas e organizadores
Para ajudar na organização, utilize caixas e organizadores. Eles são ótimos para separar os brinquedos por categorias e manter tudo sempre em ordem. Existem diversas opções de caixas e organizadores no mercado, como cestos, prateleiras com caixas, nichos, entre outros. Escolha o que melhor se adequa ao seu espaço e às suas necessidades.
5. Doe ou descarte regularmente
Por fim, lembre-se de fazer uma revisão periódica nos brinquedos e separar aqueles que não são mais utilizados. Esses brinquedos podem ser doados para instituições de caridade ou para outras crianças que possam aproveitá-los. Além de liberar espaço , a doação também ensina as crianças sobre a importância de ajudar o próximo.
Agora que você já sabe algumas dicas de como organizar os brinquedos da família, que tal conhecer a plataforma Leda? Com o Leda, você encontrará podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade , além de dicas e conteúdos exclusivos para ajudar na organização da sua rotina familiar. Acesse o site do Leda e confira!
🤰 Aline Souza
Aline Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!