Blog Leda >> Dicas para lidar com a alimentação seletiva no pré-escolar
Dicas para lidar com a alimentação seletiva no pré-escolar
Alimentação seletiva no pré-escolar
A alimentação seletiva é um desafio comum na infância, especialmente no período pré-escolar. Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo novas habilidades e buscando autonomia, o que muitas vezes se reflete em comportamentos seletivos em relação à comida.
Como mãe , você pode ficar preocupada com a alimentação do seu filho e se perguntar como lidar com a alimentação seletiva. Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você nesse processo.
Faça refeições em família
Uma forma eficaz de estimular o apetite e a curiosidade pela comida é fazer refeições em família. Sentar à mesa junto com o seu filho e comer os mesmos alimentos pode incentivar a experimentação e tornar o momento da refeição mais prazeroso. Além disso, as crianças aprendem com os exemplos dos adultos, então mostre que a comida pode ser deliciosa e divertida.
Ofereça variedade de alimentos
Apresente uma variedade de alimentos durante as refeições. Inclua frutas, vegetais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Quanto mais opções seu filho tiver para experimentar, maiores são as chances de ele encontrar algo de seu agrado. Lembre-se de respeitar as preferências individuais e não forçar a criança a comer algo que ela não quer.
Crie um ambiente agradável
Ambientes estressantes ou coercitivos podem tornar a alimentação ainda mais difícil para crianças seletivas. Portanto, crie um ambiente agradável durante as refeições. Evite discussões ou broncas em relação à comida e evite distrações, como televisão ou dispositivos eletrônicos. Torne a hora da refeição um momento calmo e prazeroso.
Estabeleça uma rotina
Crianças se beneficiam de uma rotina estruturada, e isso inclui horários de refeições regulares. Determine horários fixos para as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e siga-os consistentemente. Quando a criança tem uma rotina estabelecida, ela sabe o que esperar e isso pode ajudar a diminuir a ansiedade em relação à comida.
Elogie os bons comportamentos alimentares
Reforçar os comportamentos alimentares positivos é uma forma eficaz de incentivar seu filho a experimentar novos alimentos. Elogie quando ele provar algo novo, mesmo que seja em uma quantidade pequena. Dê valor às tentativas e esforços da criança, criando um ambiente de encorajamento e reforço positivo.
Conheça o Leda
O Leda é uma plataforma que oferece conteúdos criados por especialistas em maternidade . Nele, você encontrará podcasts e trilhas de conhecimento sobre diversos temas relacionados à maternidade, incluindo alimentação saudável para crianças. Clique aqui para conhecer o Leda e ter acesso a todo esse conhecimento!
🤰 Lúcia Xavier
Lúcia Xavier é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!