Blog Leda >> Dicas para lidar com a alimentação seletiva
Dicas para lidar com a alimentação seletiva
O que é alimentação seletiva
A alimentação seletiva é um comportamento comum em crianças pequenas, onde elas apresentam resistência ou recusa em experimentar ou aceitar certos alimentos. Esse comportamento pode ser passageiro, mas em alguns casos pode persistir na infância e até mesmo na vida adulta, trazendo preocupação para os pais.
Como identificar uma criança seletiva
Uma criança seletiva geralmente tem uma preferência por alguns alimentos específicos, e se recusa a experimentar novos alimentos ou alimentos com texturas diferentes. Ela pode ter uma aversão a certos cheiros, cores ou mesmo a uma determinada textura de alimentos.
Dicas para lidar com a alimentação seletiva
1. Seja persistente: Ofereça regularmente os alimentos que a criança se recusa a comer. Muitas vezes, é necessário expô-las várias vezes a um novo alimento antes que elas realmente o aceitem.
2. Faça a comida parecer divertida: Crie pratos coloridos e atrativos, utilizando diferentes formatos e apresentações de alimentos.
3. Envolva a criança no preparo das refeições: Permita que ela participe na escolha e no preparo dos alimentos. Isso pode aumentar a curiosidade e aceitação dos alimentos.
4. Ofereça opções saudáveis: Dê à criança a oportunidade de escolher entre alimentos saudáveis dentro de uma variedade limitada. Isso ajuda a criança a sentir que tem algum controle na alimentação.
O papel do Leda na alimentação seletiva
No Leda, você encontrará uma grande variedade de podcasts e trilhas de conhecimento com especialistas em nutrição infantil e psicologia para te ajudar a lidar com a alimentação seletiva. Além disso, você terá acesso a uma comunidade de mães que estão passando por desafios semelhantes e podem compartilhar suas experiências e dicas. Não perca tempo, conheça o Leda e encontre solução para a alimentação seletiva!
🤰 Letícia Pereira Souza
Letícia Pereira Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!