Blog Leda >> Dicas para lidar com a fase da introdução alimentar e os refluxos em bebês
Dicas para lidar com a fase da introdução alimentar e os refluxos em bebês
Introdução alimentar: uma fase importante na vida do bebê
A introdução alimentar é uma fase de grande importância na vida do bebê. É nesse momento que ele começará a descobrir novos sabores, texturas e aprenderá a comer alimentos sólidos além do leite materno ou fórmula.
Apesar de ser um marco na vida do bebê, a introdução alimentar pode trazer algumas preocupações para os pais, como os refluxos, que são bastante comuns nessa fase.
O que são os refluxos em bebês?
Os refluxos em bebês são o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago. Isso acontece porque o esfíncter que separa o estômago do esôfago ainda não está totalmente desenvolvido nos primeiros meses de vida do bebê.
Os refluxos costumam ser mais frequentes após as mamadas, quando o bebê arrota ou é colocado na posição horizontal. É importante ressaltar que os refluxos, na maioria das vezes, são normais e não causam problemas de saúde no bebê.
Embora os refluxos sejam normais em bebês, eles podem causar desconforto para a criança , como irritação na garganta, tosse ou vômito . Por isso, é importante tomar algumas medidas para diminuir os refluxos e tornar a introdução alimentar mais tranquila.
Dicas para lidar com os refluxos na fase da introdução alimentar
1. Mantenha o bebê em posição vertical durante e após as mamadas, para ajudar na digestão.
2. Evite deitar o bebê imediatamente após as mamadas, espere pelo menos 30 minutos.
3. Ofereça pequenas quantidades de alimentos sólidos de cada vez, para não sobrecarregar o sistema digestivo do bebê.
4. Faça um intervalo de pelo menos duas horas entre as mamadas e a oferta de alimentos sólidos.
5. Introduza os alimentos sólidos gradualmente, um de cada vez, para identificar possíveis alergias ou intolerâncias alimentares.
6. Evite alimentos que podem causar desconforto ou piorar os refluxos, como alimentos ácidos, picantes, gordurosos ou com muito açúcar.
7. Consulte sempre o pediatra antes de iniciar a introdução alimentar e tire todas as suas dúvidas.
Essas são apenas algumas dicas para lidar com os refluxos na fase da introdução alimentar do bebê. Cada bebê é único, por isso é importante observar as reações do seu filho e adaptar as orientações de acordo com as necessidades dele.
Conheça o Leda e tenha acesso a mais informações sobre maternidade
No Leda, você encontrará uma rede social exclusiva para mães, com conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade . Acesse o site do Leda e conheça o que há de mais atual em informações sobre maternidade!
Para acompanhar todas as novidades sobre maternidade e compartilhar suas experiências com outras mães, o Leda é o lugar ideal. Venha fazer parte dessa comunidade e aproveite todos os benefícios que o Leda oferece!
🤰 Ana Oliveira
Ana Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!