Blog Leda >> Dicas para lidar com a seletividade alimentar nas crianças
Dicas para lidar com a seletividade alimentar nas crianças
Seletividade alimentar: um desafio para os pais
Seu filho é daqueles que torce o nariz para as frutas e vegetais? Você não está sozinha! Lidar com a seletividade alimentar nas crianças é um desafio diário para muitos pais, mas saiba que é possível superar essa dificuldade e ajudar seu filho a comer mais frutas. Confira essas dicas:
Comece com o exemplo
As crianças são muito influenciadas pelo comportamento dos adultos, por isso, é fundamental dar o exemplo desde cedo. Certifique-se de que você está consumindo frutas regularmente e demonstre prazer ao comer. Mostre ao seu filho como as frutas são saborosas e como fazem bem para a saúde.
Crie um ambiente favorável
Torne as frutas mais atrativas e acessíveis para a criança . Deixe-as em locais visíveis na cozinha ou na geladeira, para que elas estejam sempre ao alcance. Você também pode criar opções divertidas, como espetinhos de frutas ou saladas coloridas.
Envolva a criança no preparo
Quando as crianças participam do processo de preparação das refeições, elas tendem a ficar mais motivadas para comer. Envolver seu filho na escolha das frutas e no preparo de sucos ou vitaminas pode despertar nele o interesse em experimentar novos sabores.
Seja persistente e paciente
A seletividade alimentar é uma fase normal do desenvolvimento infantil, mas é importante persistir e não desistir. Ofereça as frutas diariamente, de maneira tranquila e sem pressão. Lembre-se de que a criança pode demorar para aceitar um novo alimento, mas com o tempo ela pode acabar gostando.
Incentive o consumo de frutas de diferentes formas
Além de oferecer as frutas in natura, você pode incluí-las em preparações como bolos, tortas, geleias ou sucos naturais. Explique para a criança os benefícios de cada fruta e procure receitas divertidas para incentivar o consumo.
Busque orientação especializada
Se a seletividade alimentar do seu filho está prejudicando o seu crescimento e desenvolvimento, é importante buscar orientação especializada. Um nutricionista infantil pode ajudar a identificar a causa do problema e traçar estratégias para melhorar a alimentação da criança.
Agora que você já sabe algumas dicas para lidar com a seletividade alimentar nas crianças, que tal conhecer o Leda? Lá você encontrará uma plataforma completa, com podcasts, trilhas de conhecimento e todo o suporte necessário para a maternidade . Clique no link abaixo e aproveite!
Clique aqui para conhecer o Leda🤰 Juliana R. Silva
Juliana R. Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!