Blog Leda >> Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade
Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade
A licença maternidade é um período fundamental para estabelecer uma conexão forte e afetiva entre mãe e bebê. Passar por esse período de intensidade e amor para, em seguida, se separar do bebê para voltar ao trabalho , pode ser um desafio para muitas mães.
A importância da volta ao trabalho
Para algumas mães, a volta ao trabalho é uma escolha, enquanto para outras é uma necessidade financeira. De qualquer forma, é importante lembrar que retomar as atividades profissionais é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê.
Para a mãe, a volta ao trabalho significa retomar sua vida profissional, continuar a se desenvolver e crescer na carreira. Além disso, a rotina de trabalho pode proporcionar um tempo dedicado a si mesma, longe das responsabilidades da maternidade.
Já para o bebê, a separação da mãe pode ajudá-lo a desenvolver sua independência, a aprender a lidar com outras pessoas e a se socializar com mais ease.
Dicas para tornar a volta ao trabalho mais tranquila
Para as mães que estão se preparando para voltar ao trabalho após a licença maternidade, aqui estão algumas dicas que podem ajudar a tornar o processo de separação mais tranquilo:
- Converse com outras mães que já passaram pela experiência: trocar experiências com outras mães que já passaram por esse processo pode ser uma ótima fonte de suporte e conselhos. Pergunte sobre como lidaram com a separação, como organizaram a rotina do bebê e como se ajustaram à nova realidade.
- Encontre um cuidador de confiança: se você optar por não deixar seu bebê em uma creche ou instituição de cuidados infantis, certifique-se de encontrar alguém de confiança para cuidar do seu filho . Pode ser um parente, um amigo ou uma babá. Realize testes e conheça essa pessoa com antecedência para ter certeza de que ela é a escolha certa.
- Estabeleça uma rotina pré-volta ao trabalho: algumas semanas antes de retomar o trabalho, comece a introduzir uma rotina que possa ser seguida quando você estiver ausente. Isso pode incluir horários de alimentação, sonecas e brincadeiras. Dessa forma, quando você estiver no trabalho, o bebê já estará acostumado com essa rotina e o cuidador terá um guia para segui-la.
- Foque na qualidade do tempo que passa com seu bebê: mesmo que você passe menos tempo com seu filho por causa do trabalho, concentre-se em fazer com que esse tempo seja de qualidade. Aproveite ao máximo os momentos em que estão juntos, seja brincando, conversando ou apenas se divertindo. Lembre-se de que a quantidade de tempo nem sempre é tão importante quanto a qualidade do tempo.
- Tenha paciência: a separação entre mãe e bebê pode ser difícil no início. Esteja preparada para lidar com sentimentos de culpa ou tristeza. Lembre-se de que é natural se sentir assim e que essas emoções tendem a diminuir com o tempo. Se necessário, converse com um profissional de saúde mental para obter suporte emocional.
Com o tempo, a separação entre mãe e bebê se tornará mais fácil e natural. Lembre-se de que você está fazendo o melhor para você e para o seu filho. Utilize a plataforma Leda para obter mais orientações e apoio nesse processo de separação entre mães e bebês . Basta clicar no link abaixo e conhecer todas as ferramentas e conteúdos que o Leda tem a oferecer.
🤰 Mariane Oliveira
Mariane Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!