Blog Leda >> Doenças Comuns da Infância: Sífilis Congênita
Doenças Comuns da Infância: Sífilis Congênita
O que é sífilis congênita?
A sífilis congênita é uma doença infectocontagiosa transmitida pela mãe para o bebê durante a gravidez, através da placenta. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ter consequências graves se não for diagnosticada e tratada precocemente.
Sintomas da sífilis congênita
Os sintomas da sífilis congênita podem variar de acordo com o tempo de exposição à bactéria.
- Fase precoce: Os sinais podem surgir logo após o nascimento ou nos primeiros dois anos de vida. Os principais sintomas incluem erupções cutâneas, lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés, febre, icterícia, hepatomegalia (aumento do fígado) e esplenomegalia (aumento do baço).
- Fase tardia: Se não tratada, a sífilis congênita pode evoluir para uma fase tardia, que geralmente ocorre após os dois primeiros anos de vida. Nesta fase, a doença pode afetar os ossos, dentes, sistema nervoso central e outros órgãos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da sífilis congênita é feito através de exames de sangue, tanto na mãe quanto no bebê. Caso a doença seja detectada, o tratamento geralmente é feito com penicilina, que é extremamente eficaz contra a bactéria causadora da sífilis.
Prevenção
A prevenção da sífilis congênita inclui o pré-natal adequado, com realização de exames para diagnosticar a doença. O tratamento da mãe durante a gestação é fundamental para evitar a transmissão para o bebê. Além disso, é importante evitar o uso de drogas ilícitas, que aumentam o risco de transmissão da doença.
Conheça o Leda e saiba mais sobre maternidade e saúde infantil
O Leda é uma plataforma completa para mães, com podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade . Conheça mais sobre maternidade, saúde infantil e outros tópicos relacionados. Acesse o site do Leda e explore todas as possibilidades!
🤰 Laura Pereira Gomes
Laura Pereira Gomes é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!