Blog Leda >> Doenças Comuns da Infância: Sintomas, Tratamentos e Como Fortalecer o Organismo
Doenças Comuns da Infância: Sintomas, Tratamentos e Como Fortalecer o Organismo
Introdução para as Doenças Infantis mais Comuns
A infância é um período marcado não só por brincadeiras, aprendizados e descobertas, mas também por ter o sistema imunológico em desenvolvimento, tornando as crianças mais susceptíveis a diversas doenças. Diante disso, é de extrema importância conhecer as doenças infantis mais comuns, seus sintomas, tratamentos, e aprender como fortalecer o organismo do seu filho para garantir a saúde e o bem-estar dele.
Doenças Infantis mais Frequentes
Gripe Infantil
A gripe é uma doença respiratória infecciosa e muito contagiosa, que provoca sintomas como febre alta, dor de garganta, tosse e coriza. A melhor maneira de prevenir a gripe em crianças, principalmente entre 6 meses e 5 anos, é a vacinação anual.
Resfriado em Crianças
O resfriado, apesar de menos agressivo que a gripe, é uma infecção viral que afeta o trato respiratório superior. É bastante comum em crianças pequenas devido à sua exposição constante a vírus e bactérias, resultando em coriza, espirros, tosse, dor de garganta e febre baixa. O tratamento é principalmente sintomático, com o uso de analgésicos e antitérmicos.
Amigdalite Infantil
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas provocada por vírus ou bactérias. A dor de garganta intensa, dificuldade para engolir, febre e mal-estar geral são os principais sintomas. A retirada das amígdalas pode ser sugerida em casos de amigdalite bacteriana recorrente.
Otitis em Crianças
Otitis é uma infecção que ocorre no ouvido médio, causada por vírus ou bactérias. Entre os sintomas estão: dor de ouvido intensa, febre, dificuldade para dormir e perda temporária da audição. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos ou analgésicos, de acordo com a causa da infecção.
Fortalecendo a Imunidade Infantil
Além de tomar medidas para prevenir estas doenças, é essencial fortalecer o sistema imunológico das crianças. Algumas investidas que podem contribuir para a imunidade do seu filho são:
- Estimular o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade;
- Oferecer uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras;
- Promover a prática regular de atividades físicas adequadas à idade da criança;
- Garantir que a criança durma bem e o suficiente, de acordo com a idade;
- Mantê-la sempre hidratada;
- Manter a carteira de vacinação em dia;
- Evitar o contato com pessoas doentes;
- Estimular a prática de uma boa higiene pessoal, como lavar as mãos regularmente.
É vital conhecer as principais doenças infantis e adotar medidas de prevenção e fortalecimento da imunidade do seu filho. Acesse o Leda e tenha acesso a conteúdos exclusivos de especialistas em maternidade, que vão te auxiliar nessa jornada de cuidados com os pequenos.
🤰 Natália R.
Natália R. é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!