Blog Leda >> Efeitos do álcool na gestação
Efeitos do álcool na gestação
Efeitos do álcool na gestação
O consumo de álcool durante a gravidez é um assunto que gera muitas dúvidas entre as futuras mamães . Enquanto algumas pessoas acreditam que um copo de vinho ou uma taça de champanhe ocasional não fazem mal, a verdade é que qualquer quantidade de álcool pode representar riscos para o desenvolvimento do feto.
Quando uma mulher ingere álcool durante a gestação, o mesmo é rapidamente absorvido pelo corpo e chega ao feto através da placenta. O fígado do bebê ainda não está completamente formado e por isso ele não consegue metabolizar o álcool da mesma forma que um adulto.
Os efeitos do álcool na gestação podem ser graves e variam de acordo com a quantidade de álcool consumida e o momento da gestação em que ocorre o consumo. Entre os principais efeitos estão:
1. Defeitos congênitos
O consumo de álcool durante a gestação pode levar ao surgimento de defeitos congênitos no bebê , afetando seu desenvolvimento físico e mental. Os principais defeitos congênitos associados ao consumo de álcool são a síndrome alcoólica fetal (SAF) e a síndrome alcoólica fetal parcial (SAFP). Essas síndromes podem causar atraso no crescimento, malformações faciais, problemas cardíacos e atraso no desenvolvimento cognitivo.
2. Atraso no desenvolvimento
O álcool interfere com a formação e o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central do feto. Isso pode levar a problemas de aprendizagem , atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades de coordenação motora e problemas de comportamento.
3. Problemas de saúde
O consumo de álcool durante a gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte fetal. Além disso, bebês que foram expostos ao álcool durante a gestação têm maior propensão a desenvolver problemas de saúde ao longo da vida, como doenças cardíacas, diabetes, problemas renais e problemas de visão e audição.
Portanto, é fundamental que as mulheres evitem o consumo de álcool durante a gravidez, em qualquer quantidade. O melhor a fazer é adotar uma postura de total abstinência, garantindo assim a saúde e o desenvolvimento adequado do bebê .
No Leda, você encontra informações valiosas sobre a maternidade , incluindo dicas de especialistas sobre gestação saudável, cuidados com o bebê, alimentação adequada e muito mais. Clique aqui para conhecer a nossa plataforma e se inscrever!
🤰 Larissa Alves
Larissa Alves é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!