Blog Leda >> Exercícios físicos na gravidez e o combate à depressão
Exercícios físicos na gravidez e o combate à depressão
Exercícios físicos na gravidez e o combate à depressão
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, repleto de transformações físicas, emocionais e hormonais. Embora seja uma fase de muita alegria , também é comum que surjam desafios emocionais, como ansiedade e depressão.
Estudos têm mostrado que a prática regular de exercícios físicos na gravidez pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, além de proporcionar diversos outros benefícios para a mãe e o bebê.
Benefícios dos exercícios físicos na gravidez
Os exercícios físicos durante a gravidez podem trazer uma série de benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. Veja alguns deles:
- Melhora do humor e redução da depressão e ansiedade;
- Aumento da energia e disposição;
- Prevenção do ganho excessivo de peso;
- Controle da pressão arterial;
- Redução do risco de desenvolver diabetes gestacional;
- Melhora da postura e alívio de dores nas costas;
- Aumento da resistência física, o que facilita o trabalho de parto;
- estímulo à circulação sanguínea;
- Melhora da qualidade do sono ;
- Fortalecimento dos músculos, tendões e ossos;
- Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
- Melhora da saúde cardiovascular.
Quais exercícios são indicados?
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos durante a gravidez, é importante consultar o médico para garantir que você está apta a praticar atividades físicas. Em geral, os exercícios de baixo impacto e que não oferecem risco de queda são recomendados.
Algumas opções de exercícios seguros e eficazes para a gravidez incluem:
- Caminhada;
- Natação;
- Hidroginástica;
- Ioga;
- Pilates;
- Alongamento;
- Exercícios com bola;
- Exercícios de fortalecimento muscular com pesos leves ou elásticos.
Precauções
É importante realizar os exercícios de forma moderada, evitando impactos e movimentos bruscos. Além disso, é fundamental respeitar os limites do corpo e não ultrapassar a capacidade física.
Também recomenda-se estar atenta a sinais de alerta durante a prática de exercícios físicos na gravidez, como dor abdominal, sangramento vaginal, tonturas, falta de ar ou diminuição dos movimentos do bebê. Caso algum desses sinais seja observado, é fundamental interromper a atividade e buscar atendimento médico imediatamente.
Conclusão
Os exercícios físicos na gravidez podem ser uma poderosa ferramenta no combate à depressão e ansiedade, além de proporcionar diversos outros benefícios para a mãe e o bebê. Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios e escolha atividades adequadas ao seu estado gestacional.
A plataforma Leda oferece uma variedade de conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criadas por especialistas em maternidade . Acesse o site do Leda para conhecer mais e descobrir como podemos te ajudar durante a gravidez!
🤰 Leticia Oliveira
Leticia Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!