Blog Leda >> Exercícios para fazer com o bebê
Exercícios para fazer com o bebê
Exercícios para fazer com o bebê
A maternidade traz uma série de desafios, mas também oportunidades únicas de conexão com o bebê. Uma atividade que pode ser realizada em conjunto é a prática de exercícios de respiração. Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho , esses exercícios trazem benefícios para a saúde e bem-estar de ambos.
1. Respiração profunda
A respiração profunda é uma técnica simples e eficaz para relaxar o corpo e a mente. Sente-se em uma posição confortável com o bebê no colo. Feche os olhos e inspire profundamente pelo nariz, sentindo o ar preencher seus pulmões. Em seguida, expire lentamente pela boca, soltando todo o ar.
Enquanto realiza esse exercício, mantenha o foco na sua respiração e no seu bebê. Perceba a conexão entre vocês e o ritmo da respiração do seu filho. Esse exercício pode ser feito em diversos momentos do dia, como uma forma de relaxar e se reconectar.
2. Respiração combinada
A respiração combinada é uma técnica que combina a respiração profunda com o estímulo tátil no bebê. Primeiramente, faça a respiração profunda descrita anteriormente. Em seguida, coloque a mão no peito do bebê e sinta o movimento da respiração dele. É possível também colocar a mão em sua barriga para sentir o movimento do diafragma.
Essa prática ajuda a fortalecer a conexão entre mãe e bebê, além de promover um momento de relaxamento para ambos. Após algumas respirações combinadas, é possível perceber uma sintonia maior entre os ritmos respiratórios.
3. Respiração guiada
A respiração guiada é uma técnica que utiliza a voz da mãe para guiar a respiração do bebê. Sente-se em uma posição confortável e segure o bebê no colo. Comece a contar em voz alta enquanto inspira e expire. Por exemplo, inspire contando até três e expire contando até três novamente.
Essa prática ajuda a acalmar o bebê, especialmente em momentos de agitação ou choro. A voz materna tem um efeito calmante e tranquilizador, ajudando a regular a respiração do bebê.
4. Respiração em movimento
A respiração em movimento é uma prática que combina a respiração profunda com movimentos suaves do corpo. Segure o bebê no colo e comece a balançar suavemente o corpo para frente e para trás. Enquanto realiza esse movimento, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.
Esse exercício ajuda a promover o relaxamento e também estimula o equilíbrio do bebê. Além disso, é uma ótima forma de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
A prática dos exercícios de respiração para mães e bebês pode trazer diversos benefícios, tais como o fortalecimento do vínculo, redução do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono e promoção do bem-estar geral. Além disso, esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer momento, se adaptando à rotina de cada mãe.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre maternidade e exercícios para fazer com o bebê, conheça o Leda. Lá você encontrará trilhas de conhecimento, podcasts e muito mais. Acesse agora mesmo e aproveite!
🤰 Isabela Costa
Isabela Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!