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Hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista
O que é o Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação social e comportamental. Caracterizado por dificuldades na interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos, o TEA pode variar em gravidade e ser diagnosticado em diferentes estágios da vida.
Características do Hiperfoco no TEA
O hiperfoco é uma das características comuns do autismo. Trata-se de um intenso interesse ou obsessão por um determinado assunto ou atividade, que pode se manifestar desde a infância .
Essa intensa concentração em um único tema pode trazer tanto benefícios quanto desafios para a criança autista. Por um lado, o hiperfoco pode proporcionar um alívio do estresse e da ansiedade , permitindo que a criança encontre prazer e satisfação em suas próprias atividades. Além disso, o hiperfoco pode ser uma fonte de motivação, impulsionando a criança a adquirir conhecimento e habilidades específicas dentro de seu interesse.
Por outro lado, o hiperfoco também pode trazer dificuldades nas interações sociais e no desenvolvimento de habilidades variadas, já que a criança tende a se fixar em um único tema e pode ter dificuldade em se adaptar a diferentes contextos e situações.
Como lidar com o Hiperfoco
Embora o hiperfoco seja uma característica intrínseca do autismo e não deva ser completamente suprimido, é importante auxiliar a criança autista a direcionar seu hiperfoco de forma saudável e equilibrada. Algumas estratégias que podem ser adotadas são:
- Estabelecer horários e limites para o hiperfoco, de forma a permitir que a criança se dedique a suas paixões enquanto também realiza outras atividades essenciais;
- Fornecer recursos e oportunidades para que a criança desenvolva habilidades relacionadas ao seu interesse, potencializando seu aprendizado e crescimento pessoal;
- Estimular a criança a ampliar seu campo de interesse, apresentando novas atividades e assuntos que possam despertar sua curiosidade;
- Promover a interação social, buscando equilibrar o tempo dedicado ao hiperfoco com momentos de socialização e troca de experiências com outras crianças;
É fundamental que o processo de direcionar o hiperfoco seja conduzido de maneira respeitosa e cuidadosa, considerando as necessidades e preferências individuais de cada criança autista.
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🤰 Juliana S. Silva
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