Blog Leda >> Introdução alimentar do bebê: como introduzir alimentos para o bebê
Introdução alimentar do bebê: como introduzir alimentos para o bebê
A introdução alimentar é uma das fases mais importantes na vida de um bebê . É nesse momento que ele começa a experimentar novos sabores e texturas, e dá início ao desenvolvimento do paladar e do sistema digestivo. Por isso, é fundamental fazer essa introdução de forma correta, para garantir uma alimentação adequada desde o início da vida.
Quando começar a introdução alimentar?
Cada bebê é único e pode apresentar sinais de prontidão para a introdução alimentar em momentos diferentes, mas, de modo geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a introdução de alimentos complementares ao leite materno seja iniciada a partir dos 6 meses de idade.
Até essa idade, o leite materno (ou fórmula) supre todas as necessidades nutricionais do bebê . A partir dos 6 meses, no entanto, os nutrientes do leite já não são suficientes para atender às necessidades do bebê em pleno crescimento, e é necessário introduzir novos alimentos.
Além da idade, existem alguns sinais de prontidão que podem indicar que o bebê está preparado para iniciar a introdução alimentar:
- O bebê consegue se sentar sem apoio e manter a cabeça firme;
- Mostra interesse pelos alimentos que as outras pessoas estão comendo;
- Perde o reflexo de protrusão da língua (empurrar alimentos para fora da boca);
- Mastiga com a gengiva (mesmo que ainda não tenha dentes).
Como fazer a introdução alimentar?
A introdução alimentar deve ser gradual e respeitar as preferências e as necessidades individuais do bebê. Nessa fase, o leite materno (ou fórmula) continua sendo a principal fonte de nutrientes e energia, e os alimentos sólidos devem ser oferecidos em pequenas quantidades.
É importante começar com alimentos simples e de fácil digestão, como papas de frutas ou legumes cozidos e passados no liquidificador. Aos poucos, podem ser introduzidos outros alimentos, como cereais, carnes magras e legumes em pedaços maiores.
Evite oferecer açúcar, sal, sucos industrializados, refrigerantes e outros alimentos industrializados ou ultraprocessados. Esses alimentos podem ser prejudiciais à saúde do bebê e contribuir para o desenvolvimento de doenças no futuro.
Além disso, é importante estar atento a possíveis alergias alimentares. Introduza um novo alimento por vez, e observe se o bebê apresenta alguma reação alérgica, como coceira, vermelhidão na pele, diarreia ou vômito. Caso isso ocorra, suspenda o alimento e consulte um médico.
Conheça o Leda e saiba mais sobre a introdução alimentar
O Leda é uma plataforma que oferece conteúdos especializados em maternidade , incluindo trilhas de conhecimento e podcasts sobre a introdução alimentar do bebê e outros temas relacionados à saúde, bem-estar e desenvolvimento infantil.
Se você quer saber mais sobre como fazer a introdução alimentar do seu bebê de forma correta e saudável, não deixe de conhecer o Leda e conferir todo o conteúdo disponível na plataforma. Tenho certeza de que você encontrará informações valiosas para essa fase tão importante da vida do seu filho !
Acesse agora mesmo o site do Leda e comece a explorar tudo o que essa plataforma incrível tem a oferecer para você e seu bebê!
Visite o Leda
🤰 Luciana Silva
Luciana Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!