Blog Leda >> Introdução alimentar: o que fazer e o que evitar
Introdução alimentar: o que fazer e o que evitar
O processo de introdução alimentar
A introdução alimentar é uma fase importante na vida de um bebê. É nesse momento que ele vai começar a experimentar novos sabores e texturas, além de receber os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, é preciso ter cuidado para fazer essa transição de forma correta e segura.
É recomendado que a introdução alimentar seja iniciada a partir dos 6 meses de idade, quando o bebê já está preparado para ingerir alimentos sólidos. Nos primeiros meses de vida , o leite materno ou fórmula infantil são suficientes para suprir todas as necessidades nutricionais do bebê.
Alimentos indicados para a introdução alimentar
Na hora de introduzir os alimentos na dieta do bebê, é importante priorizar alimentos naturais e frescos. Alguns exemplos de alimentos indicados para a introdução alimentar são:
- Purê de legumes (batata, abóbora, cenoura);
- Frutas amassadas ou em forma de papas;
- Arroz, feijão e outros grãos bem cozidos e amassados;
- Carne moída;
Alimentos a evitar na introdução alimentar
Assim como existem alimentos indicados para a introdução alimentar, também existem aqueles que devem ser evitados nessa fase. Alguns exemplos são:
- Mel;
- Açúcar refinado;
- Salgados industrializados;
- Refrigerantes e sucos industrializados;
- Pimenta;
É importante lembrar que cada bebê é único, e pode ter intolerâncias ou alergias específicas a certos alimentos. Por isso, é sempre bom consultar um pediatra antes de introduzir novos alimentos na dieta do seu filho .
Agora que você já sabe o que fazer e o que evitar na introdução alimentar, que tal conhecer a plataforma Leda? No Leda, você encontra conteúdos completos sobre maternidade , incluindo informações nutricionais, dicas de alimentação para crianças e muito mais. Acesse agora mesmo e faça parte da nossa comunidade de mães!
🤰 Carolina Xavier
Carolina Xavier é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!