Blog Leda >> Introdução alimentar: o que fazer e o que evitar
Introdução alimentar: o que fazer e o que evitar
O que é introdução alimentar?
A introdução alimentar é um momento muito importante na vida do bebê , pois marca a transição de uma alimentação baseada exclusivamente no leite materno ou fórmula infantil para uma dieta diversificada que inclui alimentos sólidos.
Quando iniciar a introdução alimentar?
O ideal é iniciar a introdução alimentar aos 6 meses de idade, mas é importante respeitar o desenvolvimento individual do bebê . É importante que ele já tenha desenvolvido certos reflexos e habilidades, como sentar-se com apoio, segurar objetos e levar objetos à boca.
O que fazer na introdução alimentar?
Na introdução alimentar, é importante oferecer ao bebê alimentos adequados para a sua idade e desafiá-lo a experimentar diferentes texturas e sabores. Comece com papinhas de legumes e frutas amassados e vá introduzindo aos poucos alimentos mais sólidos e variados.
O que evitar na introdução alimentar?
Alguns alimentos devem ser evitados na introdução alimentar, como mel, alimentos industrializados, alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras, além de alimentos que possam causar engasgo , como amendoim e balas duras. Também é importante evitar o uso de açúcar e sal em preparações culinárias para bebês.
Para mais dicas, informações e receitas saudáveis para a introdução alimentar do seu bebê, não deixe de acessar a plataforma do Leda. Lá você encontra conteúdos exclusivos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade .
🤰 Renata Costa
Renata Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!