Blog Leda >> Jogos para crianças: Brincadeiras de interação
Jogos para crianças: Brincadeiras de interação
Introdução ao Mundo das Brincadeiras Educacionais e Interativas
As brincadeiras infantis são um dos pilares mais significativos para o desenvolvimento integral da criança. Jogos e brincadeiras além de trazer expressiva alegria e diversão, também são essenciais para o crescimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. A interação proporcionada pelas brincadeiras, seja com amigos ou família, incrementam ainda mais o aprendizado e a diversão.
Os Inestimáveis Benefícios das Brincadeiras Interativas
Brincadeiras interativas apresentam excelentes oportunidades para promover habilidades sociais, aprimorar a comunicação, estimular a criatividade, melhorar o desenvolvimento de habilidades motoras e fortificar laços afetivos familiares. A interação promovida pelos jogos tradicionais podem ser muito benéfica ao desenvolvimento da criança.
Pega-pega
O pega-pega é um jogo infantil clássico que estimula a velocidade, agilidade e coordenação motora das crianças. Uma criança é escolhida para ser o pegador e precisa correr atrás dos outros participantes para tentar tocá-los. Para os demais, o objetivo é evadir-se do pegador. Geralmente é praticado ao ar livre, em espaços amplos.
Esconde-esconde
O esconde-esconde é uma brincadeira popular que desenvolve a criatividade, a coordenação motora e aguça os sentidos. Uma criança é escolhida para contar até um número predeterminado enquanto as demais se escondem. Após a contagem, o buscador precisa localizar os demais.
Amarelinha
A amarelinha é uma clássica brincadeira que estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a percepção espacial. É desenhado um tabuleiro no chão com várias casas numeradas. A criança joga um objeto na primeira casa, e precisa pular até o final, evitando pisar na casa onde o objeto caiu.
Estátua
A brincadeira estátua é uma excelente maneira de desenvolver a concentração, equilíbrio e coordenação motora. Uma criança é selecionada para liderar e as demais devem imitar suas poses. Aquele que se mexer ou rir primeiro, está fora da brincadeira.
Jogo da memória
O jogo da memória é uma brincadeira que promove a concentração, reforça a memória e fomenta o raciocínio lógico. Cartas ou pedaços de papel com pares de imagens iguais são misturados e organizados virados para baixo. Vence aquele que conseguir encontrar mais pares de cartas.
Conclusão
As brincadeiras interativas são essenciais na infância, pois propiciam diversão, desenvolvem variadas habilidades e fortalecem laços afetivos. Além dessas mencionadas, na plataforma do Leda, você poderá encontrar uma riqueza de atividades lúdicas e educativas para crianças, através de podcasts e trilhas de conhecimento. Descubra o Leda e torne a maternidade ainda mais especial!
🤰 Letícia Almeida
Letícia Almeida é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!