Blog Leda >> Lidando com a birra das crianças
Lidando com a birra das crianças
Lidando com a birra das crianças
A birra é uma das formas mais comuns de expressão das crianças pequenas. A partir dos 2 anos de idade, é comum que elas comecem a manifestar as suas vontades e emoções de forma mais intensa, o que pode resultar em birras.
No entanto, nem sempre é fácil saber identificar se uma birra é apenas um comportamento normal da infância ou se está relacionada a algum sinal de estresse na criança . Por isso, é importante que os pais estejam atentos aos sinais que os seus filhos podem estar dando.
Sinais de estresse nas crianças
Os sinais de estresse nas crianças podem variar de acordo com a idade e as características individuais de cada uma. No entanto, existem alguns sintomas comuns que podem indicar que a criança está passando por alguma dificuldade emocional:
- Choro fácil;
- Agitação excessiva;
- Isolamento social;
- Dificuldade para dormir ou pesadelos frequentes;
- Perda de apetite;
- Problemas de concentração e aprendizado;
- Comportamentos regressivos, como voltar a fazer xixi na cama após já estar desfraldada;
- Estresse físico, como enurese noturna (fazer xixi na cama à noite) ou encoprese (fazer cocô nas roupas);
- Comportamentos agressivos ou destrutivos;
- Ansiedade;
- Mudanças bruscas de humor;
- Sintomas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago ou enxaquecas;
- Retraimento social;
Caso a criança apresente alguns desses sinais com frequência, é importante que os pais busquem a ajuda de um profissional para entender melhor o que está acontecendo e como ajudar a criança a lidar com o estresse.
Lidando com a birra
Quando a birra é causada por estresse, é importante que os pais adotem estratégias adequadas para lidar com esse comportamento:
- Mantenha a calma: é fundamental que os pais se mantenham tranquilos e evitem entrar em confronto com a criança durante uma birra. Responder com calma e firmeza ajuda a acalmar a criança e evitar que a situação se agrave.
- Estabeleça limites: é importante que a criança entenda quais são as regras e os limites em casa. Isso ajuda a evitar birras e ensina a criança a lidar com a frustração.
- Distraia a criança: quando uma birra estiver prestes a começar, é possível distrair a criança com algo que chame sua atenção, como um brinquedo ou uma atividade divertida.
- Converse sobre os sentimentos: ajudar a criança a identificar e expressar seus sentimentos pode ajudar a evitar as birras. Ensine-a a nomear as emoções e a encontrar outras formas de lidar com elas.
- Estabeleça uma rotina: a maioria das crianças se sente mais segura quando há uma rotina previsível em suas vidas. Isso ajuda a reduzir o estresse e evita birras.
O Leda é uma rede social exclusiva para mães, com conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade . Confira mais dicas sobre como lidar com a birra das crianças e outros assuntos relacionados à maternidade acessando o site do Leda.
Não deixe de conhecer o Leda e tornar a sua experiência como mãe ainda mais completa e enriquecedora!
Você já vivenciou situações de birra com os seus filhos? Compartilhe a sua experiência nos comentários!
🤰 Fernanda Nunes
Fernanda Nunes é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!