Blog Leda >> Mãe com filhos de idades diferentes: o fantasma da comparação
Mãe com filhos de idades diferentes: o fantasma da comparação
Introdução
Ser mãe já é desafiador por si só, mas quando se tem filhos de idades diferentes, esses desafios podem ser multiplicados. Um dos principais obstáculos que as mães enfrentam nessa situação é lidar com o fantasma da comparação.
O fantasma da comparação
Quando se tem filhos de idades diferentes, é natural que eles se desenvolvam e alcancem marcos em momentos diferentes. No entanto, por mais que saibamos disso, muitas vezes nos pegamos comparando o desenvolvimento e as conquistas de um filho com as do outro.
Essa comparação pode gerar sentimentos de ansiedade, frustração e até mesmo de culpa. Afinal, estamos constantemente nos perguntando se estamos sendo justas com cada um de nossos filhos e se estamos dando a devida atenção a cada um.
Como lidar com o fantasma da comparação?
A primeira e mais importante dica é lembrar-se de que cada criança é única e possui seu próprio ritmo de desenvolvimento. Compará-las só irá gerar desconforto e insatisfação.
Além disso, é fundamental valorizar e enaltecer as conquistas individuais de cada um de seus filhos. Cada marco alcançado deve ser celebrado, independentemente do fato de outros irmãos já terem alcançado esse mesmo marco antes.
Também é importante evitar fazer comparações na frente das crianças. Isso pode gerar sentimentos de competição entre elas e afetar negativamente sua autoestima e relacionamento familiar.
Busque apoio no Leda
O Leda é uma plataforma que foi criada justamente para oferecer suporte e orientações às mães. Com uma variedade de conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento produzidos por especialistas em maternidade , o Leda é o lugar ideal para encontrar apoio e conselhos para lidar com os desafios de ser mãe de filhos de idades diferentes.
Além disso, no Leda é possível interagir com outras mães que estão vivendo experiências semelhantes e compartilhar suas histórias, dúvidas e conquistas.
Se você está se sentindo sobrecarregada com a comparação entre seus filhos e está em busca de suporte e compreensão, não deixe de conhecer o Leda. A plataforma irá te auxiliar a navegar nessa jornada única e te mostrar que você não está sozinha.
Conclusão
O fantasma da comparação pode assombrar mães de filhos de idades diferentes, mas é possível lidar com ele de forma saudável e construtiva. Ao reconhecer que cada criança possui seu próprio ritmo de desenvolvimento e celebrar as conquistas individuais de cada uma, podemos diminuir a pressão e a ansiedade causadas pela comparação.
E não se esqueça de que você não precisa enfrentar esse desafio sozinha. O Leda está aqui para oferecer o suporte e orientações que você precisa para ser uma mãe confiante e segura.
🤰 Carolina Martins
Carolina Martins é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!