Blog Leda >> Mãe de primeira viagem: os primeiros sintomas da gravidez
Mãe de primeira viagem: os primeiros sintomas da gravidez
A descoberta da gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher. Quem está grávida pela primeira vez, geralmente, fica ansiosa para identificar os primeiros sinais do novo ser que está se desenvolvendo em seu ventre. Neste post, iremos falar sobre os primeiros sintomas da gravidez e como reconhecê-los.
O atraso menstrual
Um dos primeiros sinais da gravidez é o atraso menstrual. Quando ocorre a fecundação e o embrião se fixa no útero, o organismo percebe a gravidez e interrompe a menstruação . Portanto, se você estiver com o ciclo menstrual regular e a menstruação atrasar, é um forte indício de que você pode estar grávida.
Sensibilidade e inchaço nos seios
Logo no início da gravidez, os hormônios começam a agir no corpo da mulher. Dentre as mudanças, os seios podem se tornar mais sensíveis, doloridos e inchados. Essas alterações podem ser semelhantes às ocorridas durante o período pré-menstrual, no entanto, elas costumam ser mais intensas durante a gravidez.
Náuseas e enjoos matinais
As náuseas e os enjoos matinais são sintomas bastante comuns nas gestantes. Esses sintomas normalmente ocorrem no período da manhã, logo ao acordar, mas podem persistir durante o dia inteiro. Para aliviar os enjoos, é recomendado fazer refeições leves e frequentes ao longo do dia e evitar alimentos muito gordurosos e condimentados.
Cansaço e sono excessivo
Durante a gestação , o corpo da mulher passa por diversas mudanças para se adaptar ao desenvolvimento do bebê. Essas alterações podem causar cansaço e sonolência excessiva , mesmo que a mulher tenha dormido bem. Esses sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros meses de gravidez e diminuem gradativamente ao longo do segundo trimestre.
Mudanças no humor
Outro sintoma comum nos primeiros meses de gravidez são as alterações de humor. As oscilações hormonais podem causar irritabilidade, sensibilidade emocional e até mesmo depressão. É importante que a mulher tenha um bom suporte emocional e conte com o apoio da família e dos amigos durante esse período de adaptação.
Esses são apenas alguns dos primeiros sintomas da gravidez. Cada mulher pode vivenciar de forma diferente essa fase tão única e especial. É importante ressaltar que nem todas as gestantes apresentam os mesmos sintomas, e algumas podem não apresentar nenhum sintoma no início da gravidez.
Agora que você já conhece os primeiros sintomas da gravidez, que tal se aprofundar nesse assunto e ter acesso a conteúdos exclusivos sobre maternidade ? Conheça a plataforma Leda e tenha acesso a podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade. Clique aqui para conhecer o Leda!
🤰 Letícia V. Souza
Letícia V. Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!