Blog Leda >> O desenvolvimento do bebê no primeiro ano
O desenvolvimento do bebê no primeiro ano
O desenvolvimento do bebê no primeiro ano é uma fase cheia de descobertas e aprendizado. Nesse período, o bebê passa por diversas transformações e marcos importantes, tanto no aspecto físico quanto no cognitivo e socioemocional.
Uma das maneiras de estimular o desenvolvimento do bebê é através do uso de brinquedos adequados para cada fase. Os brinquedos podem ajudar a criança a explorar o mundo ao seu redor, desenvolver habilidades motoras , sensoriais e mentais, além de promover o vínculo afetivo com os pais e cuidadores.
Vamos conhecer algumas dicas de brinquedos para cada fase do desenvolvimento do bebê no primeiro ano:
0 a 3 meses:
No início da vida, os bebês estão muito ligados à percepção do tato e ao contato físico. Nessa fase, os brinquedos ideais são aqueles que estimulam os sentidos, como mordedores , chocalhos e mobiles com cores e texturas diferentes. Esses brinquedos ajudam a desenvolver a coordenação motora e a percepção visual e sensorial do bebê.
3 a 6 meses:
Nessa fase, o bebê começa a descobrir as mãos e a ter maior controle sobre o corpo. Brinquedos que incentivem a manipulação, como argolas e brinquedos de encaixe, são ótimas opções. Além disso, brinquedos musicais e com luzes também são interessantes, pois estimulam a percepção auditiva e visual do bebê.
6 a 9 meses:
A partir dos 6 meses, o bebê começa a engatinhar e a explorar o ambiente ao seu redor. Nessa fase, brinquedos que estimulem a locomoção, como carrinhos e andadores, são indicados. Além disso, brinquedos que possam ser empilhados ou manipulados, como blocos de montar e bolas, são ótimas opções para o desenvolvimento da coordenação motora fina.
9 a 12 meses:
Nessa fase, o bebê já está começando a dar os primeiros passos e a explorar o mundo de forma mais independente. Brinquedos que estimulem a imitação e a criatividade , como bonecas e instrumentos musicais, são indicados. Além disso, brinquedos que possam ser explorados de várias formas, como caixas de encaixe e quebra-cabeças, também são ótimas opções para estimular a curiosidade e a resolução de problemas.
É importante destacar que os brinquedos devem ser escolhidos de acordo com as características individuais de cada bebê e respeitando sempre as recomendações de segurança. Além disso, a interação com os pais e cuidadores é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê.
Agora que você já conhece algumas dicas de brinquedos para estimular o desenvolvimento do seu bebê no primeiro ano, que tal conhecer o Leda? Nosso aplicativo oferece conteúdos especializados em maternidade , como podcasts e trilhas de conhecimento, para te auxiliar nessa fase tão importante da vida.
Clique aqui para conhecer o Leda e aproveitar nossos conteúdos!
🤰 Caroline O. Ribeiro
Caroline O. Ribeiro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!