Blog Leda >> O desenvolvimento neurológico da criança e os níveis de atenção
O desenvolvimento neurológico da criança e os níveis de atenção
O desenvolvimento neurológico da criança e os níveis de atenção
O desenvolvimento neurológico é um processo complexo e contínuo que ocorre desde o nascimento até a idade adulta. Durante essa fase, diversas habilidades cognitivas são adquiridas, incluindo a atenção.
A atenção é a capacidade de focalizar a mente em um estímulo específico e ignorar distrações. Ela desempenha um papel fundamental no aprendizado, na memória, na solução de problemas e no desenvolvimento social e emocional da criança .
Existem diferentes níveis de atenção que se desenvolvem em momentos distintos da infância. Vamos conhecer cada um deles.
1. Atenção sustentada
A atenção sustentada é a capacidade de se concentrar em uma tarefa por um período prolongado. Ela começa a se desenvolver ainda nos primeiros meses de vida, quando o bebê é capaz de fixar o olhar em objetos e rostos. Ao longo do primeiro ano, a criança aprende a prolongar essa capacidade para realizar atividades cada vez mais complexas.
Para estimular a atenção sustentada, é importante propor atividades adequadas à idade da criança , estimulando-a a explorar e interagir com o ambiente ao seu redor. Brinquedos coloridos, texturas diferentes, sons e movimentos são ótimos estímulos para desenvolver essa habilidade.
2. Atenção seletiva
A atenção seletiva é a capacidade de selecionar um estímulo relevante entre várias opções. Ela se desenvolve a partir dos 2 ou 3 anos de idade e está relacionada à capacidade de inibir distrações.
Uma estratégia eficaz para estimular a atenção seletiva é fornecer à criança tarefas de classificação, em que ela precise separar objetos de acordo com uma determinada característica. Jogos de memória também são ótimos exercícios para desenvolver essa habilidade.
3. Atenção dividida
A atenção dividida é a capacidade de se concentrar em duas tarefas ou estímulos ao mesmo tempo. Ela começa a se desenvolver a partir dos 4 anos de idade e está relacionada à função executiva do cérebro.
Para estimular a atenção dividida, é importante propor desafios multitarefa adequados à idade da criança . Por exemplo, brincadeiras que envolvam seguir instruções e realizar ações simultaneamente.
4. Atenção alternada
A atenção alternada é a capacidade de alternar a atenção entre duas tarefas ou estímulos diferentes. Ela se desenvolve a partir dos 6 ou 7 anos de idade e está relacionada à flexibilidade cognitiva.
Uma estratégia para estimular a atenção alternada é propor jogos de palavras, como rimas e trava-línguas, que exigem que a criança alterne sua atenção entre diferentes sons e significados.
Conclusão
O desenvolvimento neurológico da criança está diretamente relacionado aos níveis de atenção. Estimular cada um desses níveis de maneira adequada é fundamental para o progresso cognitivo e emocional da criança. O Leda é uma plataforma que oferece conteúdos exclusivos sobre maternidade e desenvolvimento infantil, que podem contribuir para o conhecimento e a prática de mães e cuidadores. Clique aqui e conheça o Leda!
🤰 Mariana Pires Nunes
Mariana Pires Nunes é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!