Blog Leda >> Os benefícios da amamentação prolongada para mães
Os benefícios da amamentação prolongada para mães
A amamentação é uma experiência única e especial na vida de uma mãe , além de ser uma fonte de nutrientes essenciais para o bebê. Estudos científicos mostram que a amamentação prolongada traz uma série de benefícios para as mães e seus filhos. Neste post, vamos explorar os benefícios da amamentação prolongada e como ela pode fazer a diferença na saúde e bem-estar da criança .
Benefícios da amamentação prolongada para a mãe
A amamentação prolongada, que é recomendada até pelo menos os 2 anos de idade da criança, traz vantagens não apenas para o bebê, mas também para a mãe. Veja abaixo alguns desses benefícios:
- Melhor recuperação pós-parto: A amamentação estimula a liberação de ocitocina, hormônio que ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente, reduzindo o risco de hemorragia e acelerando a recuperação da mãe após o parto.
- Redução do risco de câncer de mama e de ovário: Estudos mostram que quanto mais tempo uma mulher amamenta, menor é o seu risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. Isso ocorre porque a amamentação ajuda a diminuir a exposição aos hormônios femininos que estão relacionados a esses tipos de câncer.
- Controle do peso: Amamentar é um processo que consome calorias, por isso, as mães que amamentam têm uma maior chance de perder o peso adquirido durante a gravidez de forma mais rápida e eficaz.
- Fortalecimento do vínculo mãe-bebê: A amamentação prolongada proporciona um contato físico e emocional intenso com o bebê, o que ajuda a criar e fortalecer o vínculo entre mãe e filho .
Benefícios da amamentação prolongada para o bebê
A amamentação prolongada também traz diversos benefícios para o bebê. Confira abaixo algumas das vantagens:
- Fortalecimento do sistema imunológico: O leite materno contém todas as substâncias necessárias para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico do bebê. Isso significa que as crianças amamentadas por mais tempo têm menos chances de desenvolver infecções e alergias.
- Prevenção de doenças crônicas: Estudos mostram que a amamentação prolongada está associada a um menor risco de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 1 e doenças cardiovasculares.
- Desenvolvimento cognitivo e emocional: O contato próximo com a mãe durante a amamentação estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê, contribuindo para a formação de um elo afetivo seguro e saudável.
- Contribuição para a economia da família: O leite materno é gratuito e está sempre disponível, o que representa uma grande economia para a família. Além disso, a amamentação reduz os gastos com fórmulas infantis e medicamentos para tratar doenças que podem ser prevenidas com o leite materno.
É importante ressaltar que cada mãe e bebê são únicos, e a decisão de amamentar por mais tempo deve ser feita de acordo com o que é melhor para ambos. Porém, é fundamental conhecer os benefícios da amamentação prolongada e considerá-los na hora de tomar essa decisão.
Agora que você conheceu os benefícios da amamentação prolongada para mães e bebês, que tal receber ainda mais conteúdos sobre maternidade e ter acesso a diversos especialistas na área? Conheça o Leda, a rede social que vai te acompanhar em todas as fases da maternidade. Clique aqui e se cadastre!
🤰 Maria Santos
Maria Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!