Blog Leda >> Os sentidos do recém-nascido: tudo o que você precisa saber
Os sentidos do recém-nascido: tudo o que você precisa saber
Os sentidos do recém-nascido: tudo o que você precisa saber
Quando um bebê nasce, ele traz consigo um mundo novo a ser explorado. A partir do momento em que chega ao mundo, ele começa a desenvolver todos os seus sentidos, fundamentais para sua interação com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.
Neste artigo, vamos falar sobre os sentidos do recém-nascido e explicar como eles se desenvolvem nos primeiros meses de vida do bebê. Vamos abordar cada um dos sentidos, como eles funcionam e como você pode estimulá-los da melhor forma.
Visão
A visão é um dos sentidos que mais se desenvolvem nos primeiros meses de vida do bebê. No momento do nascimento, os olhos do recém-nascido têm a capacidade de perceber a luz e as formas, mas ainda não são capazes de enxergar nitidamente.
Aos poucos, o bebê começa a desenvolver a capacidade de focalizar objetos e seguir movimentos com os olhos. Estimule o desenvolvimento da visão do seu bebê através de brinquedos coloridos, objetos com contrastes e móveis com formas diferentes.
Audição
O recém-nascido também possui a capacidade de ouvir desde o momento do nascimento. Ele é capaz de reconhecer a voz da mãe e outros sons familiares, como músicas e ruídos do ambiente em que vive.
Para estimular a audição do seu bebê, converse com ele desde o momento do nascimento, cante músicas e coloque músicas calmas para ele ouvir. Evite sons muito altos, pois eles podem assustar o bebê.
Paladar
O paladar do recém-nascido é muito sensível e ele é capaz de sentir diferentes sabores desde os primeiros dias de vida. O leite materno , por exemplo, possui um sabor doce que é facilmente reconhecido pelo bebê.
Para estimular o paladar do seu bebê, ofereça alimentos variados quando ele começar a introdução alimentar . Experimente diferentes alimentos e sabores para que ele possa explorar e desenvolver suas preferências.
Olfação
A olfação, ou o sentido do olfato, também é muito desenvolvido nos primeiros meses de vida do bebê. Ele é capaz de reconhecer o cheiro da mãe e de outras pessoas próximas.
Para estimular o olfato do seu bebê, você pode utilizar diferentes fragrâncias suaves, como óleos essenciais infantis, e oferecer ao bebê alguns cheiros comuns do dia a dia, como cheiro de frutas e flores.
Tato
Desde os primeiros dias de vida, o bebê já é capaz de sentir o toque e de diferenciar temperaturas diferentes. O contato pele a pele é muito importante para estimular o tato do bebê, por isso, aproveite para fazer carinho no seu filho sempre que possível.
Além disso, você pode oferecer ao bebê diferentes texturas, como brinquedos macios e objetos com diferentes superfícies, para estimular ainda mais o desenvolvimento do tato.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os sentidos do recém-nascido, aproveite para se aprofundar no assunto. A plataforma Leda oferece conteúdos exclusivos de especialistas em maternidade , que vão te ajudar a entender cada vez mais sobre o desenvolvimento do seu bebê. Clique aqui para conhecer a Leda e ter acesso a todo esse conhecimento.
🤰 Isabela Cunha
Isabela Cunha é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!