Blog Leda >> Passo a passo da introdução alimentar
Passo a passo da introdução alimentar
O que é a introdução alimentar?
A introdução alimentar é o processo de começar a oferecer alimentos sólidos ao bebê, além do leite materno . Geralmente, ela é iniciada a partir dos 6 meses de idade, quando o bebê já está desenvolvido o suficiente para aceitar e digerir alimentos diferentes.
Quando iniciar a introdução alimentar?
A recomendação dos especialistas é iniciar a introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade. Nessa fase, o bebê já consegue sentar-se com apoio, perdeu o reflexo de protrusão da língua e está demonstrando interesse pelos alimentos que os adultos comem.
Como fazer a introdução alimentar?
Antes de começar a introdução alimentar, é importante conversar com o pediatra do seu bebê para que ele faça uma avaliação e oriente o melhor momento para começar. Além disso, o profissional pode indicar quais alimentos são mais indicados para cada fase.
A introdução alimentar deve ser gradual e respeitar o desenvolvimento do bebê. Inicialmente, são oferecidos alimentos amassados ou em forma de purê, com consistência mais pastosa. Conforme o bebê vai crescendo e desenvolvendo habilidades motoras, os alimentos podem ser oferecidos de forma amassada ou em pequenos pedaços, de acordo com a capacidade de mastigação do bebê.
É importante também levar em consideração as preferências e rejeições do bebê. Nem sempre ele irá aceitar todos os alimentos de primeira, e isso é normal . É preciso ter paciência e tentar oferecer o alimento novamente em outro momento.
Quais alimentos oferecer?
Na introdução alimentar, o ideal é começar com alimentos mais nutritivos e de fácil digestão, como frutas e legumes. É importante oferecer uma variedade de alimentos para garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.
Algumas opções de alimentos que podem ser oferecidos na introdução alimentar são:
- Purê de frutas: maçã, banana, pera;
- Purê de legumes: cenoura, batata, abóbora;
- Papinhas: de carne, frango, peixe, com legumes, grãos e verduras;
- Iogurte natural: sem açúcar e sem adição de corantes ou aromatizantes artificiais;
- Polenta: preparada com água e legumes;
- Ovo: cozido e amassado;
- Feijão: bem cozido e amassado;
- Arroz: cozido e amassado.
É importante evitar o uso de açúcar, sal e temperos artificais nos alimentos oferecidos para o bebê. Além disso, é fundamental ficar atento a possíveis alergias alimentares, introduzindo cada alimento separadamente e observando se há alguma reação no bebê.
Considerações finais
A introdução alimentar é um momento importante na vida do bebê, que marca a transição do aleitamento materno exclusivo para a ingestão de alimentos sólidos. É fundamental fazer esse processo com calma, paciência e respeitando o desenvolvimento do bebê. Conhecer as orientações de especialistas em maternidade pode ser muito útil nesse momento.
No Leda, você encontra podcasts e trilhas de conhecimentos criados por especialistas em maternidade, que podem te ajudar nessa fase de introdução alimentar e em outras questões relacionadas à maternidade. Clique aqui para conhecer a plataforma e ter acesso ao conteúdo completo.
🤰 Maria Ferreira
Maria Ferreira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!