Blog Leda >> Pílula anticoncepcional no pós-parto: saiba como funciona e quando iniciar
Pílula anticoncepcional no pós-parto: saiba como funciona e quando iniciar
Pílula anticoncepcional no pós-parto: saiba como funciona e quando iniciar
A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais populares e comumente utilizado pelas mulheres. No período pós-parto, a escolha do método contraceptivo é uma preocupação recorrente das mães. A pílula anticoncepcional, quando utilizada corretamente, pode ser uma opção segura e eficaz para prevenir uma nova gravidez e regularizar o ciclo menstrual.
No entanto, é importante ter orientação médica para saber qual o momento adequado para iniciar o uso da pílula anticoncepcional após o parto. Cada mulher é única e possui um organismo que se recupera de forma diferente, sendo necessário avaliar as condições de saúde e particularidades de cada caso.
Entendendo a pílula anticoncepcional no pós-parto
A pílula anticoncepcional contém hormônios sintéticos que são responsáveis por inibir a ovulação e tornar o muco cervical menos receptivo aos espermatozoides. No pós-parto, é importante entender que o corpo da mulher passa por mudanças hormonais significativas, principalmente quando está amamentando.
Se a mulher está amamentando exclusivamente e em livre demanda, existe um período chamado de amenorreia lactacional, em que a menstruação pode ficar ausente por alguns meses ou até mesmo durante todo o período de amamentação. Nesse caso, a pílula anticoncepcional pode não ser a melhor opção, sendo recomendado o uso de outros métodos contraceptivos não hormonais.
Quando iniciar o uso da pílula anticoncepcional no pós-parto?
O momento ideal para iniciar o uso da pílula anticoncepcional no pós-parto varia de acordo com a situação de cada mulher. Em casos de mulheres que não estão amamentando ou que realizam amamentação mista (leite materno mais fórmula artificial), a orientação é iniciar o uso da pílula logo após o 21º dia do parto.
No caso de mulheres que estão amamentando exclusivamente e em livre demanda, a recomendação pode ser diferente. Iniciar o uso da pílula anticoncepcional hormonal combinada (que contém estrogênio e progesterona) pode interferir na produção de leite materno, diminuindo a quantidade de leite e afetando a amamentação.
Por isso, nesse caso, pode ser recomendado o uso de métodos contraceptivos não hormonais ou a pílula anticoncepcional somente com progesterona, também conhecida como minipílula. A minipílula é considerada segura durante a amamentação e pode ser iniciada logo após o parto.
Orientações e acompanhamento médico
É importante ressaltar que todas essas informações são gerais e cada caso deve ser analisado individualmente, com acompanhamento médico e orientação adequada. Somente um profissional da saúde pode indicar o método contraceptivo mais adequado para cada mulher, levando em consideração o histórico de saúde, características individuais e preferências pessoais.
No Leda, você encontra conteúdos exclusivos sobre maternidade e pode conversar com outros pais e especialistas. Conheça nossa plataforma e tenha acesso a informações relevantes para essa fase tão especial da sua vida. Acesse agora mesmo!
🤰 Luana Ferreira Castro
Luana Ferreira Castro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!