Blog Leda >> Primeiros socorros para crianças: o que fazer em casos de picada de abelha
Primeiros socorros para crianças: o que fazer em casos de picada de abelha
Primeiros socorros para crianças: o que fazer em casos de picada de abelha
As crianças são naturalmente curiosas e, por isso, estão mais propensas a se expor a diferentes tipos de perigos, como picadas de abelhas. É fundamental que os pais e responsáveis saibam como agir em situações de emergência, para garantir a segurança e o bem-estar dos pequenos.
Passo a passo: o que fazer em casos de picada de abelha
1. Mantenha a calma: é importante manter a tranquilidade para poder ajudar a criança da melhor maneira possível.
2. Remova o ferrão: caso a abelha deixe o ferrão na pele da criança , remova com cuidado utilizando a lateral de uma tesoura ou uma pinça. Evite apertar ou espremer o ferrão, pois isso pode levar à liberação de mais veneno.
3. Lave o local: lave a área afetada com água e sabão neutro, para evitar infecções.
4. Aplique gelo: coloque uma compressa de gelo envolvida em um pano ou uma bolsa de gelo sobre o local da picada, para aliviar a dor e o inchaço.
5. Observe os sinais de uma reação alérgica grave: fique atento a sintomas como dificuldade para respirar, inchaço e vermelhidão em outras partes do corpo , tontura e náuseas. Caso a criança apresente esses sinais, procure atendimento médico imediatamente.
Quando procurar ajuda médica?
Em geral, as picadas de abelha não causam grandes complicações e podem ser tratadas em casa. No entanto, é importante procurar ajuda médica nos seguintes casos:
- Se a criança for alérgica a picadas de insetos;
- Se a picada ocorrer na boca, língua, olhos ou garganta;
- Se a criança apresentar sinais de uma reação alérgica grave, como mencionado anteriormente;
- Se a dor e o inchaço persistirem por mais de 48 horas;
- Se a picada for de uma abelha em grupo (abelha africanizada).
Em casos de picadas de abelha, é sempre melhor prevenir do que remediar. Certifique-se de que as janelas e portas estejam teladas, evite usar perfumes e cosméticos com fragrâncias fortes e não deixe alimentos expostos em áreas externas. Além disso, eduque a criança sobre os cuidados necessários ao se aproximar de abelhas, como evitar movimentos bruscos e agitação , para reduzir os riscos de picadas.
Agora que você já sabe o que fazer em casos de picada de abelha, aproveite para conhecer a plataforma Leda! Nela, você encontrará conteúdos exclusivos sobre maternidade , podcasts e trilhas de conhecimento de especialistas. Clique aqui para saber mais e fazer parte dessa incrível comunidade de mães!
🤰 Laura Ribeiro
Laura Ribeiro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!